“Só a meditação pode te dar sabedoria e força”

Índia (Centro Internacional Arte de Viver, Bangalore), 30 de julho:

P: Como posso aumentar minha fé em algo? A fé cresce  com o passar do tempo? A fé é a mesma para todos?

Sri Sri: Você não pode aumentar sua fé. Ou você tem fé ou não tem. Seu esforço cada vez maior em aumentar sua fé será apenas uma luta. Sua fé não “aumenta”. Então, sempre que você sentir que tem menos fé do que deveria, esta situação em si já indica que você é uma pessoa de fé. E quando você se dá conta disso, significa que sua fé voltou. A dúvida terminou.

No Samaveda (antiga escritura indiana), há um cântico que diz: “Estou construindo uma ponte que vai do não ter fé para o ter fé ”.

‘Eu não tinha fé’ esta idéia vem quando a fé começa a voltar, da ausência de fé para a fé. Estas duas margens não podem se aproximar, não podem ser uma coisa única, e a ponte entre elas é você.

Quando o prana (energia vital) está elevado, a fé é maior. Quando o prana está baixo, a fé é menor.

P: Como posso ser emocionalmente forte?

Sr Sri: Usando um pouco mais sua inteligência! Traga de volta o equilíbrio e enxergue a vida sob uma perspectiva mais ampla. Suas emoções, tanto aquelas muito agradáveis quanto as desagradáveis estão ligadas ao passado. Assim, quando você amplia sua visão do  mundo e se liberta de eventos passados, pessoas ou experiências, você será forte. Desgastar-se emocionalmente por causa de algo que alguém tenha dito é ter visão limitada. Existem milhões de pessoas, milhões de coisas acontecendo no mundo.

No Bhagavad Gita, o Senhor Krishna mostra a Arjuna a Visão Cósmica e o Tempo engolindo tudo. No início, Arjuna teve medo, depois todo o seu medo desapareceu. Não havia nada a que se apegar. Por isso o Senhor Krishna disse: “Eu estou aqui, não se preocupe, não tenha medo”. Desta forma, todas as preocupações emocionais e confusão nas quais uma pessoa se encontre, podem ser superadas. Só a  meditação pode lhe dar sabedoria e força.

P: Em geral, observa-se que aqueles que têm dinheiro não possuem um coração generoso e aqueles que possuem um coração generoso não têm dinheiro. Existe um conflito entre a Deusa da riqueza e o amor?

Sri Sri: Bem, você pode ter ambos! Riqueza não é apenas moeda depositada em um banco. É a satisfação que a pessoa tem. Se você se sente rico, você o é.  Eu já vi pessoascom muitos lakhs (milhões) que sentem ausência!

P: Como desenvolver um senso de humor?

Sri Sri: Deixando-se relaxar. Aja como se nada importasse – só assim o humor surge. Quando as coisas têm muita importância, sua mente está tensa, você está orientado para resultados. Há uma parte em você para a qual nada importa. Você é uma combinação do nada importa com o tudo importa. Tenha os dois! Se tudo é importante, então não há humor. Se nada importa, então, também, não há humor. Não tente impressionar as pessoas. Seu fracasso será imenso. Quando comediantes se esforçam  para fazer alguém rir, eles parecem pouco inteligente e bobs, de um humor infatil. Quando são inteligentes e maduros, o humor lhes vem naturalmente.

P: Qual a diferença entre Guru e Avtaar?

Sri Sri: Avtaar significa simplesmente . descendente. Guru significa guia. A palavra ‘Guia’ se origina da palavra em sânscrito que significa Guru. As palavras doador e grande também têm raízes em Guru.

Por que você quer saber a diferença? Em que isso importa? Você deu sentido às palavras, anexe a elas o sentido que quiser. Uma palavra pode ter diferentes significados em diferentes línguas. Também existem diferentes intenções e diferentes conotações.

P: Como sabemos que as decisões que tomamos em relação às nossas vidas acadêmicas, carreiras e relacionamentos são as certas?

Sri Sri: Veja os resultados!

P: O que fazer se alguém me culpa e me magoa intencionalmente?

Sri Sri: Tenha pena dessa pessoa. Tenha compaixão e pena dela.

P: Como é Deus, na sua visão?

Sri Sri: Exatamente como eu e você.

P: Os seus devotos que são homens de negócios conseguem enfrentar os desafios de exercer suas atividades mantendo-se fiés à verdade?

Sri Sri: Sim, com completa honestidade, inteligência e yukti (tato). Um homem de negócios pode mentir tanto quanto há de sal na comida. Se alguém mente muito,  sofre em igual medida. Por exemplo, você pode dizer, ‘meu produto é o melhor do mundo’, sabendo que ele não é. Até aí tudo bem. Por isso nossos ancestrias na India mantiveram os homens de negócio na terceira divisão. Santos não têm o direito de mentir. Eles não podem. O rei ou governante têm algum direito de mentir, assim como o negociante.

P: Os princípios da espiritualidade podem ser difundidos somente por organizações que disponham de recursos financeiros e voluntários?

Sri Sri: Não, qualquer organização pode difundir valores espirituais como Dharma (boa conduta), Niti (princípios), Niyam (regras), Karuna (compaixão), Manaviyta (humanidade). Espiritualidade é humanismo. Qualquer organização que não atue com humanidade não merece ser assim chamada. Não é preciso ter recursos ou grande número de pessoas filiadas. Por exemplo, uma multidão não come como um todo, os indívíduos na multidão é que comem. Semelhantemente, a espiritualidade é para cada pessoa.

P: Qual a coisa que o deixa mais feliz?

Sri Sri: Se eu disser que uma coisa me deixa feliz, entao não haverá tolo maior do que eu. É como ouvir o Ramayana durante toda a noite e perguntar se Sita é primo em primeiro grau de Ram. Nenhuma coisa pode fazê-lo feliz. Você é a bem-aventurança personificada, a alegria personificada. Faça tudo com felicidade. Mesmo que você queira esbofetear alguém, faça-o com alegria e não raiva!

P: Por favor nos dê uma mensagem.

SriSri: Tudo isto é uma mensagem. A pessoa que está alerta capta uma mensagem em tudo. A pessoa que está perdido em jadta (rudeza) não capta essas mensagens. Quando você está alerta, toda folha, todo pássaro, toda pessoa é um mensageiro de Deus. Toda esta criação é uma mensagem. Se você estiver adormecido, então mesmo que chova amrit (nectar divino), é como se caísse em ouvidos surdos.

P: Como fazer mantra jaap (recitação de mantras) com bhay (sentimento) e com que intenção se deve cantar Om Namah Shivaya?

Sri Sri: É melhor recitar com sentimento. Caso não consiga, continue recitando, o sentimento vai aflorar. Recite por algum tempo, mas não o dia todo, da mesma forma que nós só tomamos banho uma ou duas vezes ao dia. Não ficamos na água o tempo todo, como peixes. Quando você se sentir cansado, recite um mantra, adquira tranquilidade e energia.

Mantra significa ‘aquilo que conquista a mente’. Depois que você atravessa a ponte, você tem que deixá-la. Uma vez  que você se sente feliz, pode parar de recitar o mantra.

(Do escritório da Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s