‘Espiritualidade é o que traz significado à vida’

O que Sri Sri disse hoje:

Bad Antogast, Alemanha, 23 de julho

P. Guruji, haverá uma mudança positiva na civilização: sem guerras, sem fome e pobres? É possível criar um mundo de paz, harmonia e amizade? É possível que isto aconteça ainda nessa vida? Obrigada.

Sri Sri: Sim, nós devemos ter esta visão; nós devemos trabalhar nesta direção.

Todos estes problemas estão no mundo para nos acordar. Se não houvesse nenhum problema, nós dormiríamos, nós seríamos egoístas, nós não faríamos nada. Estes problemas estão aí para nos acordar e fazermos algo.

P. Meus amigos querem que eu dirija meu carro quando eles bebem. Mas eles me olham diferente. Eu não entendo porque.

Sri Sri: É muito difícil entender a mente das pessoas. Então, melhor você desistir. Eles mesmos não entendem suas mentes, então como poderá você entendê-las?  Você entende sua própria mente?

A coisa menos confiável na sua vida é sua própria mente. Num minuto ela gosta de algo, no outro ela gosta de outra coisa. Então, sua mente viaja para todos os lugares. Você não pode confiar na sua mente. Uma vez você sabendo disto, você vai rir, você vai sorrir. Não esquenta: por que devo controlar a mente dos outros se eu não controlo nem minha própria mente? Não é?

Nossa mente é uma televisão com multicanais. Você sabe, há tantos canais: canal de horror, canal de História, Discovery channel , canal de notícias e o de desenho animando. Tudo acontecendo!

Um poeta de Karnataka (estado do sul da Índia) escreveu uns versos muito bons sobre a mente. Ele disse: A mente é como uma floresta, com muitos animais. Há os rouxinóis com um doce canto e os corvos; há os tigres, leões e os mosquitos. Do mesmo jeito, sua mente é uma floresta.

É incrível observar nossas próprias mentes. Ninguém controla a própria mente, nós não devemos esperar que ninguém se comporte como uma pessoa iluminada. Infelizmente, é o que fazemos. Nós queremos que todos sejam perfeitos.

O mundo sempre te considera e te vê de um jeito bem melhor que você mesmo se vê. Ou as pessoas não te vêm como você é ou como você não é. Não se importe.  Para que se preocupar com isso?

P. Por favor, você pode nos dizer sua opinião sobre “ascensão da mãe-Terra” e se o mundo estará diferente depois de dezembro de 2012?

Sri Sri: Muitos de vocês me perguntam sobre 2012. Este ano há um 999 (9 de setembro de 2009) que virá em breve.

O mundo está mudando e vai mudar. Mudança é uma constante neste planeta. Tudo muda, as pessoas mudam. O ano de 2012 é bom porque as pessoas mudarão em direção à espiritualidade. Depois do colapso financeiro, as pessoas concluíram que andar atrás de coisas materiais não é o objetivo final da vida. Nós precisamos comer, mas nós não devemos ter distúrbios alimentares. Comer em si não é o objetivo da vida, mas nós precisamos comer. A sensibilização está vindo e fará uma grande diferença.

Haverá mudanças e vocês serão os pioneiros desta mudança. Quando vocês estão meditando e ensinando as pessoas sobre espiritualidade, mais e mais pessoas irão prezar este conhecimento e suas vidas mudarão. E será bom, você não precisa se preocupar com isso.

P. Qual o presente mais importante você está dando para mim e para o mundo?

Sri Sri: Se você vai ao farmacêutico e pedir: “Dê-me o melhor remédio”, o que ele dirá? “Eu tenho o melhor remédio, mas para qual doença?” Não é?

Similarmente, este conhecimento dá a você tudo que você precisa. Se você tem dor de cabeça, você tem o melhor remédio. Se você tem dor na perna, você tem o melhor remédio. Se você tem dor na orelha ou dor no coração, o melhor remédio está disponível para você.

Quando você se decide a ser útil para as pessoas, útil de qualquer forma, você não precisa perguntar: apenas seja útil. Faça o que for necessário a qualquer momento e você será útil para este propósito.

Eu diria sempre que este conhecimento da Arte de Viver é como o oceano. Se alguém quer apenas caminhar na praia, tomar ar fresco, é bem-vindo. Alguém quer nadar no oceano, ele é bem-vindo. Alguns outros vão tirar o sal do oceano.  Outros querem perfurar e coletar petróleo, são muito bem-vindos. Alguns quererão pescar, pegarem alguns peixes, tudo bem. Outros vão procurar pedras preciosas, é a escolha deles.

Tudo é válido aqui e o que você obtém daqui, como usá-lo, depende exclusivamente de você.

P. Querido Guruji, eu venho aqui, escuto você, leio seus livros, escuto as fitas, vejo os vídeos.  Eu procuro mais conhecimento. Eu quero ser uma pessoa melhor, mas quando eu mais preciso, eu perco a calma. Eu explodo de raiva. Parece que a sabedoria desaparece do mim, da minha mente, do meu intelecto. O que fazer?

Sri Sri: Em primeiro lugar, saiba que você já é a melhor pessoa. Não tente melhorar.  Você é bom.  Ok?

Agora, em segundo lugar é sobre perder a calma. Isto tem sido um antigo hábito seu. Você reparou que quando você perde a calma agora, você pára de ter raiva mais rápido? Antes você costumava perder a calma e levava meses para você deixar a raiva.  Algumas vezes anos, não é?

Quantos de vocês se sentem assim?

Agora quando vocês perdem a calma,

vocês a recuperam na hora. Para alguém que apenas te observa, eles pensam que você não mudou. Mas nos seus corações, perguntem a si mesmos: você não mudou?

Definitivamente você mudou. Então, mais meditação, mais cursos avançados, tudo definitivamente ajudará. Meditação freqüente é importante. Mudança leva tempo. Deixa levar. Mas não fique desapontado: ‘Oh, eu ainda perco a calma, eu ainda não sou uma pessoa melhor.’ Você não deve se culpar. Senão não haverá possibilidade de progresso ou crescimento mais rápido.

P. Guruji, como diferenciar entre ser flexível ou manipulador? Há a intenção por trás?

Sri Sri: Sim, a intenção e seu desejo egoísta são que podem fazer você ser manipulador. Mas, se você está contente, você está livre e tem um objetivo para atingir, então é adaptação, não manipulação.

P. Eu estou começando a perceber quem eu sou. Aparentemente eu sou o mesmo que sempre fui, mas com menos tensão e mais clareza. O autoconhecimento vem num momento específico na vida de uma pessoa? Há algum significado especial?

Sri Sri: Sim, autoconhecimento vem no momento certo. A luz no sol não entra no quarto apenas porque você abriu janela.  Ainda assim, quando há luz do sol, ela não entrará se as cortinas estiverem fechadas. Para que a luz do sol entre no quarto, são necessárias duas coisas:

1)    Seu esforço para manter as cortinas abertas.

2)    tem que ser na hora que tenha luz do sol,

P. Como lidar com o fato que não se recebe nenhum apoio da família? Minha mãe era contra seus filhos. Eu tento achar um rumo na vida há vinte anos e não tem sido possível.

Sri Sri: Você sabe que sua mãe e pai foram um portal para que você chegasse a esse planeta. Logo, você atravessou este portal. Agradeça e honre este portal; mas não fique colocando toda a culpa no portal. Não os culpe. Eles apenas tinham aquela quantidade de conhecimento e de amor. Eles deram o que tinham. Se você tem mais conhecimento, mais amor, dê aos outros. Por que dizer: Por que minha mãe não me amou? Ela tinha seus próprios problemas, ela pode ter-se bloqueado com tantas preocupações e tensões. Ela não era privilegiada como você é. Você sabe, você é muito mais privilegiado porque você tem este conhecimento. Você teve a chance de aprender o que é o verdadeiro amor. Nem todos tem esta oportunidade. Não é? Então, apenas tenha compaixão por ela. Imagine se ela também tivesse algum conhecimento, como você, e fosse sensível em relação às suas crianças, ela expressaria isto. Se ela não é sensível, ela não pode expressar amor, isto não significa que ela não ame. Logo, tenha compaixão por ela.

Você sabe, há quatro atitudes:

  • afabilidade para pessoas que são felizes
  • compaixão para aqueles que são infelizes
  • felicidade para aqueles que estão trabalhando bem
  • indiferença para aqueles que estão trabalhando mal, fazendo coisas más na vida.

Com estas atitudes, sua mente está salva. A coisa mais importante é salvar sua mente a todo custo. Lembre-se disto. Nós ouvimos todos os slogans, salve o meio ambiente, salve a água, a comida, a Terra, as árvores. Ninguém fala sobre salvar a mente.

Sua mente é bombardeada por tantas coisas, tantos estímulos, tantas coisas por todos os lados. E fica uma bagunça, vacilando.

Apenas acorde e veja o que há na vida? Não há nada. O que você faz? Você tem um emprego pago, ganha dinheiro todos os dias, vem para casa e gasta o dinheiro nos fins de semana. É isto. E tem brigas, amor e briga novamente e então, você morre. A vida acabou. E você nem se entediou, porque é tão entediante. Você não percebeu que é tão entediante porque não conheceu nada melhor. Se tivesse algo melhor e for tudo o que você vir, será tudo o que você fará. Não há nada melhor na vida para fazer, nenhum objetivo, nada.

Você sente pena, ‘Oh meu Deus, que desperdício de vida humana.’ Este corpo humano foi-nos dado, nós conseguimos este corpo, para percebermos algo estupendo, algo muito maior, algo mais profundo, algo mais grandioso. Se nós não somos apresentados ao vasto espaço dentro de nós, se nós não soubermos sobre isto – que tipo de vida teremos? É uma vida sem base. Não há apoio, sem base.  Não é?

Espiritualidade é o que dá significado à vida, o que faz a vida grandiosa, o que dá direção, o que pode eliminar toda a tristeza e sofrimento e trazer realização e alegria. Não é?

Nós temos que perceber o quão afortunados nós somos. Nós somos muito afortunados. O que deve nos preocupar é sobre as pessoas serem felizes e obterem conhecimento e significado nas suas vidas.

Agressão não é da nossa natureza. Nós não fazemos nada agressivamente. Nós gentilmente vamos iluminando as pessoas enquanto seguimos nosso próprio caminho. Há muitas pessoas que estão desejando este conhecimento.

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

