O que Sri Sri disse hoje

Especial Guru Purnima

O que Sri Sri disse hoje: 7 de julho.

O princípio do Guru é tão vital na vida.

O primeiro guru é Dakshinamurti, a personificação da trama infinita, tão cheio de sabedoria sobre o finito que o finito e o infinito coexistem. Há um elemento do guru em cada ser humano. Esta sabedoria em cada um tem de ser invocada e despertada. Quando este elemento é despertado, a angústia da vida desaparece. É o remédio para as angústias, a fonte de todo conhecimento.

Gurave sarva lokanaam – A Consciência Divina é a luz guia de todo o mundo e de todos os mundos.

Bishaje bhava roginaam – É o remédio para todos os males da sociedade, da vida e das angústias. Remove todas as angústias.

Nidhaya sarva vidyanaam Sri Dakshinamurthaye namaha – Eu tomo refúgio nesta Consciência que está em meu coração.

A palavra guru é usada atualmente para significar expertize – como alguém que é expert em administração de empresas. Guru quer dizer imenso, o maior. É claro que expertize faz parte disso. Há uma perfeição em tudo. Há essa profundidade. Em nossa consciência, a sabedoria ganha vida quando o guru tattva ganha vida. Quando não temos nossos próprios desejos, então o guru tattva desperta em nossa vida. Alguma vez você quis fazer algum bem a alguém sem esperar nada em troca? Então você esteve no papel do guru. A mãe é o primeiro guru. Daí vêm os professores, o professor veena e assim segue. O Satguru lhe dá o conhecimento da verdade, da verdade de ponta, do conhecimento espiritual.

No Guru Purnima, a pessoa deve refletir, “Onde estava eu antes de receber este conhecimento? Onde estou agora?” Quando você vê o contraste de onde você estaria sem este conhecimento, então a gratidão aparece.

Esta lua cheia é também chamada de Vyasa Purnima. Vyasa categorizou toda a coletânea de conhecimentos em 4 vedas: os Upanishads, os upavedas, os 27 smritis e os 27 upasmritis – uma enorme coletânea de conhecimentos abrangendo todo o aspecto da vida, do ayurveda à arquitetura, da alquimia à medicina. Esta lua cheia recebeu então o seu nome.

Neste dia, lembramos daqueles que estiveram neste planeta com o propósito de levar o bem à raça humana. Lembramos os seus feitos. Vemos a diferença (trazida por meio dos conhecimentos espirituais) em nossas vidas e sentimos gratidão.

Como você é afortunado ao perceber  o infinito em seu interior – dentro deste finito complexo de corpo e mente. O corpo e a mente são finitos, mas a expressão do espírito e infinita.

Para o Buscador, o Ano Novo é de Guru Purnima em Guru Purnima. Quando o restante do mundo está no meio do ano, já celebramos um ano inteiro no caminho espiritual. Um ano em direção à manifestação do Divino em nossa vida. Um ano a caminho de sentirmos a unicidade e vermos o mundo através dos olhos do guru. Essa é a nossa estrela guia. Deixe-me fazer o que um guru e um sábio fariam nesta situação. Um sábio nunca reagiria. Ele responderia. Você aprenderá isso ao se colocar em seus lugares (no lugar do guru ou do sábio) diversas outras vezes – buscando a paciência infinita, a imensa inteligência, a compaixão completa e a alegria imaculada.

Ninguém sabe quando começou a tradição. Bilhões de anos antes, nesta terra, tantos sábios e rishis estiveram ali e tantos haverão no futuro também. Agradecemos todos que estiveram no passado, no presente e no futuro pelo prolongamento da sabedoria neste querido planeta. Sem sabedoria não existe vida, apenas existência. A vida começa com a sabedoria. Neste Guru Purmina, pense sobre todas as bênçãos que recebeu e sinta-se grato. Que todos cantem, deixem ir e banhem-se na mais profunda benção.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s