‘A consciência fica muito melhor quando as pessoas se afinam com a natureza’

O que Sri Sri disse hoje:

Suécia, 25 de junho: O universo é tão misterioso. Tudo é misterioso. Nós não devemos tentar entender tudo. Apenas aceite o mistério. O conhecimento total é mudar de um feio ‘eu não sei, não me pergunte’ para um belo ‘Uau, eu não sei’.

É muito significativo que estamos meditando nesta época do ano. Quando meditamos, fazemos muito bem à sociedade, ao mundo em nossa volta. Isso gera e libera íons positivos no ambiente e são os íons positivos que afetam o pensamento, a mente, o espírito e o corpo, o ambiente no universo. Isso é muito importante, muito precioso – não só para nós, mas também para o mundo ao nosso redor.

Depois da Segunda Guerra Mundial, novamente um eclipse triplo ocorre este mês – isso significa três eclipses num só mês, um após o outro.

Isso é um fenômeno no mundo. Ele pode ser muito bom ou muito mau – as coisas podem ficar muito melhores ou voltarem ao pior. Este é o efeito do eclipse triplo que acontece agora. De agora até 2016, muitos fenômenos irão acontecer.

Cantar bhajans e meditar cria um impacto positivo. É muito bom para natureza e para o ambiente.

P: Dizem que a comida vegetariana tem melhor karma do que comer carne. Eu também ouvi que todas as coisas têm consciência. O que nós devemos fazer?

Sri Sri: Há vários aspectos sobre isto. Karma significa a impressão latente numa substância e como o seu corpo lida com isto.

Suponha que um leão cace um veado e coma o veado – o leão não recebe o karma. Um gato come um rato – o gato não recebe o karma do rato. Todos estes animais são projetados para matar e comer.

No entanto, vemos que a fisiologia humana é mais parecida com a dos herbívoros. Há uma substância chamada ptyalin na nossa saliva que está presente apenas na da vaca, elefante, cavalo e bode – em todos os animais herbívoros. Isto indica que a saliva humana é feita para animais herbívoros.

Em segundo lugar, o intestino humano é muito longo – quase dois metros. Este não é o caso do leão, do tigre, nem do cão, mas é o caso de todos os herbívoros. Seres humanos não têm dentes caninos. Todos animais herbívoros não têm dentes caninos. Só os animais carnívoros têm.

Olhando estes aspectos, nosso sistema é mais parecido fisiologicamente com o vegetarianismo. Então nesse sentido, dizemos que quando você come uma dieta vegetariana, você não recebe o karma dela.

Se você come alguma coisa que não se alinha com o seu corpo – como quando um elefante come um ovo, ou uma vaca come carne – então a vaca receberá o karma.

O que é karma? Karma é a impressão que vai contra a natureza e que pode produzir alguma mudança na consciência. Ela pode ser prejudicial à consciência.

Semelhantemente, quando somos expostos à radiação, coisa que não somos supostos a fazer, adquirimos doenças. Isso quer dizer que nós adquirimos esses karmas.

Karma significa fortes impressões no sistema nervoso que nem sempre são desejáveis necessariamente.

Se você usa drogas, você tem o karma da droga. O karma da droga no sistema nervoso é tão enorme que depois de algum tempo você não pode parar com a droga. Então o seu corpo anseia por ela. O seu corpo fica deturpado. Você passa por muita dor e sofrimento. É preciso muita reprogramação para sair do vício da droga. É assim também com o álcool.

A comida não é muito forte. Entretanto, nosso sistema é feito para herbívoros, especialmente se você quer ir a um nível mais sutil em sua mente e em sua consciência.

Todos os melhores cientistas e vários empreendedores são vegetarianos. Isso acontece naturalmente. Seu sistema quer só isso. Isso significa que eles estão em sintonia com a natureza. Só isso. Não significa que quem não é vegetariano não é bom. Não, eles são tão bons quanto você é. Mas a consciência deles ficaria muito melhor se eles se afinassem com a natureza.

Alguém na platéia: Estamos organizando uma marcha pela paz numa escola. Você vai?

Sri Sri: Estarei lá em espírito. O espírito é muito maior. O corpo é pequeno. O corpo é como uma pedra minúscula, amarrado a um balão enorme.

Q. Você  poderia explicar sobre karma, por favor?

Sri Sri: O Karma é a impressão na consciência. A impressão representa situações, acontecimentos e ações semelhantes. Então karma tem três coisas:

Uma é karma latente. É karma como uma impressão.

Karma como uma ação, e

Karma como um resultado

Você olha para uma banana. Olhar para uma banana é karma, é uma ação. E você quer comê-la porque sabe que já comeu uma banana antes. Essa é a impressão da banana. É karma como uma impressão. Então você anseia por ela. Esse é um resultado. Isso também é karma. Olhar para ela, querer possuí-la, ansiar por ela, e até mesmo comê-la – isso também é karma.

P: Se alguém está muito estressado, como explicamos os benefícios do programa da Arte de Viver?

Sri Sri: Somente diga a eles: ‘Ei, quero que faça alguma coisa – apenas assine aqui’.

Eles precisam de um pequeno empurrão e estímulo. Quando estressados, a lógica não funciona, a mente não trabalha e a clareza não está presente. As decisões nunca são corretas nesse estado. Então eles precisam só de alguma ajuda.

P: Tenho insônia há muitos anos. Não consigo fazer as coisas que quero fazer.

Sri Sri: Essa é a dificuldade: muito sonho, muito querer fazer – tudo isso causa insônia.

“Não quero nada, não faço nada” – tenha estas duas coisas em mente. Você cairá no sono como um bebê.

Alguém da platéia: Obrigado pelo curso! Me sinto tão bem com ele.

Sri Sri: Eu te pertenço, você me pertence!

P: Devemos meditar depois da kriya?

Sri Sri: Medite depois da kriya. Não levante-se imediatamente depois da kriya. Medite pelo menos por uns 10 – 15 minutos. Aprenda a meditação de Sahaj Samadhi. A meditação de Mantra é boa. Pratique uma meditação guiada e somente deixe ir.

P: Por que existe perturbação no mundo?

Sri Sri: Haverá algumas perturbações no mundo. Pode haver alguma lacuna ou intervalo entre conflitos. É nossa

responsabilidade aumentar o intervalo entre conflitos e restabelecer a paz.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s