‘Como cada órgão sensorial tem sua própria função, Deus somente pode ser conhecido através do coração’

O que Sri Sri disse hoje:

Bangalore (India), 16 de junho de 2009:

P. O que é mais importante: o que o Guru pensa sobre o discípulo ou que o discípulo pensa sobre o Guru?
Sri Sri: O Guru não pensa. O Guru igualmente quer que o discípulo pare de pensar. O que você obterá por pensar? O que quer que nós pensemos no estado de ignorância é sempre errado.

P.O senhor Krishna falou sobre a entrega ao Uno. O que é entrega e como nós nos entregamos?
Sri Sri: Primeiramente, entregue-se apenas ao Uno. Tudo é, em todo o caso, somente Um. Compreenda que tudo é somente Um e entregue-se então. Quando nós tentamos nos entregar a muitos, a entrega não acontece. Você pode viajar somente em um barco de cada vez. Você não pode viajar em muitos barcos ao mesmo tempo. Isso é o motivo do Senhor Krishna ter dito, ‘Eu sou somente Um e entrego-me a mim.’

P. O conhecimento nasce da meditação ou é a meditação nasce do conhecimento?
Sri Sri: O conhecimento que nasce da meditação é conhecimento autêntico. Até mesmo os astrólogo e os astrônomos experimentam uma boa meditação. Eles pensam sobre estrelas, galáxias e sobre a física quântica e eles entram em meditação profunda. Do conhecimento, a meditação  nasce. Ambos – conhecimento e meditação – dão o nascimento ao bhakti (devoção). Se você faz a meditação, uma fonte de devoção flui em seu coração. Bhakti igualmente cresce no coração da pessoa conhecedora. Todos são Um. Parecem ser diferentes somente na superfície.

P. Primeiro, havia um silêncio. Então um impulso veio e manifestou-se como palavra. Por favor, nos diga o mecanismo pelo qual o impulso de ontem se transforma no pensamento de hoje.
Sri Sri: Vocês todos têm ouvido sobre Anadi e Ananta? Do qual não há nenhum começo, nem um final. Ninguém sabe quando começou. Está presente há milhões de anos. Se nós não sabemos como começou, como podemos saber quando terminará? As crianças frequentemente perguntam, ‘o que está acima deste céu? Quão distante o céu vai? Nós queremos ir acima deste céu.’ Falam isto em  ignorância. Dizem que este céu é uma cortina e nós queremos ver além dela. O céu é Ananta. Não tem nenhum fim.

P. Quando nós não temos que fazer nada nas meditação, então por que existem tantos tipos diferentes de meditação?
Sri Sri: A mente é ligada a diferentes tipos de hábitos, pensamentos e sentimentos. Este é o motivo de Maharshi Patanjali* ter dado tantas técnicas para o Samadhi. Maharshi Patanjali diz que você pode o alcançar meditando em Deus ou respirando de maneiras diferentes. Gorakhnath (um iogue do século XI) deu aproximadamente 108 técnicas para a meditação. Em nosso país, desde séculos, diferentes técnicas têm sido usadas para a meditação. As pessoas têm diferentes hábitos, padrões de pensamento e sentimentos – este é o motivo de nós termos meditações com idéias diferentes. De modo que as pessoas possam experimentar a meditação, com uma técnica ou outra.

P. O que deve ser feito com pessoas que falam muito agradavelmente mas atuam exatamente de maneira oposta?
Sri Sri: Anukampa, compreenda que eles estão fazendo isso desamparados ou na ignorância. E comportando-se dessa forma, estão convidando problemas para si próprios.

P. Qual é sua sugestão para aqueles que querem contribuir ao mundo com um intelecto aguçado?
Sri Sri: Sim, vocês podem aguçar seu inteleto mas não pensem que vocês podem beber através dos olhos. Você somente pode ver pelos olhos. Você não pode beber através do nariz ou orelhas. Similarmente, você pode saber do Divino e satisfazer seu intelecto. Entretanto, se compreendido que através do intelecto não há Deus, então você não obterá a experiência. Vocês podem escutar música pelos olhos? Como cada órgão sensorial tem sua própria função, Deus somente pode ser entendido através do coração. O que está além da inteligência é apenas Divino. Entretanto aguce seu intelecto para tornar-se silencioso, aguçado e talentoso.

P. Eu não quero renascer como ser humano porque há muitas pessoas cruéis. Por favor, diga-me o que eu devo fazer?

Sri Sri: Há um provérbio Sânscrito que diz, “Minhas saudações às pessoas cruéis primeiro, depois às pessoas boas”. Isto porque o cruel define um exemplo de como nós não devemos ser. Eles se prejudicam mas nos dão uma lição. Em segundo lugar, se há somente boas pessoas no mundo então seu valor diminuirá. Você viu a estátua do senhor Natraj (forma dançante do senhor Shiva)? Abaixo de seus pés, há um rakshasha (diabo). As pessoas ruins estão lá no mundo, mas devem estar abaixo dos pés das boas pessoas. Você deve pensar sobre como você pode transformar estas pessoas ruins em boas. Você sabe, ninguém é mau ou cruel desde o nascimento. Eles são o que são devido a duas razões: primeiramente, ou eles estão sofrendo na vida, em segundo, eles estão agindo em ignorância. Se você remover o sofrimento deles ou ignorância, eles se transformarão em bons seres humanos.

P. O que devo fazer para entrar nos “Os Mais Queridos por Deus” ou na Lista dos 10 mais?
Sri Sri: O desejo de estar no Top 10 atrelado ao Seva é bom o bastante para mantê-lo no caminho correto. Isto é competição saudável. Nós devemos ter tal competição.

(Do escritório de seu Holiness Sri Sri Ravi Shankar)

* Maharshi Patanjali compilou os Sutras de Ioga (escrituras antigas na Ioga) em torno dos séculos III-IV AC

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s