‘Espiritualidade é nossa respiração’

Bangalore, Índia, 15 de junho 15:

P.: Como os pais devem equilibrar demonstração de afeição e restrição as suas crianças?

Sri Sri: Como você se equilibra numa bicicleta? Quando você quer andar a cavalo, se você deixar as rédeas muito soltas, você não tem controle. Se você as segurar muito apertadas, o cavalo não tem liberdade para ir adiante. Precisamos saber quando puxar a rédea e quando soltá-la.

Você pode ter uma coisa em mente: se um de vocês mostrar raiva, o outro deve mostrar apoio. Ambos os pais não devem mostrar raiva ao mesmo tempo.

P.: Entre fazer um trabalho e servir sem interesse próprio, qual é mais importante?

Sri Sri: Você deve ter equilíbrio na vida. Nossos trabalhos visam manter as pessoas / famílias unidas, sustentadas. A espiritualidade é nossa respiração, é de suma importância. Veja estes dois aspectos juntos. Se você não tem responsabilidades familiares, então você pode focar em serviço. Até então, você deve fazer ambos juntos.

Há pessoas que estão livres para servir a humanidade sem preocuparem-se com seu sustento. Nessa situação, não anseie por conforto. Esteja contente e sirva. De qualquer modo, aqueles que são completamente dedicados a servir a sociedade, têm suas necessidades supridas mesmo quando elas surgem.

P.: Como se livrar do medo?

Sri Sri: Tenha fé. Tenha fé na presença do Divino; que o Divino é seu próprio ser; que o Divino está em você. Quando você tem este conhecimento, você está livre do medo.

P.: Eu experimentei amor em vários relacionamentos diferentes, mas nada como o amor que eu experimentei aqui durante o curso.

Sri Sri: Todas estas outras experiências de amor trouxeram você aqui hoje.

P.: Ao fazer seva, às vezes eu me apego a nome e fama. O que eu devo fazer?

Sri Sri: Quando você está centrado, estabelecido no conhecimento, quando medita, esta situação não surge. Quando seus apegos mudam do trabalho a ser feito para nome e fama, é tempo de voltar-se para dentro de si.

Esteja pronto para encarar qualquer desafio que a sociedade lance a você. Dizem que o ouro brilha mais ofuscantemente quanto mais ele é batido. Quando você espreme a cana de açúcar, ela lhe dá doçura. A madeira de sândalo, quando está no chão, dá fragrância. Permaneça em sua natureza mesmo quando estiver sob pressão. Cada situação que vem a nós é para nosso crescimento.

P.: Como desenvolver mestria sobre fome e sono?

Sri Sri: Esteja acima deles naturalmente; não por força. Fome e sono são o dharma do corpo. Não imponha limitações a si mesmo. Integre conhecimento em sua vida. Estude o Bhagvad Gita.

P.: Qual é a diferença entre o Mestre Espiritual e o Divino?

Sri Sri: Não há nenhuma diferença entre o Mestre, o Ser e o Divino. O Mestre pode ser visto, só isso. O Mestre não é o indivíduo. Ele é a luz, a consciência.

P.: Qual é a importância de um nome?

Sri Sri: Bem, você precisa de alguma coisa pela qual as pessoas podem chamá-lo! Um nome é o que nossos pais nos deram na época do nosso nascimento. Nós somos profundamente ligados a este nome. Para sermos completamente livres, nos soltamos do último acessório que é o nosso nome. Ligue-se e una-se ao nome (o mantra que você recebe do Mestre). O mantra mantém você na consciência de testemunha. Dos mantras, o mais alto é o ‘ajapa jap’, o mantra que ressoa fácil e espontaneamente em nossa consciência. Não é algo que fazemos, mas que acontece. Isso é So Ham. Ressoa eternamente. Quando nós experimentamos isto com consciência, isto vira meditação.

(Do Escritório da Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s