O Que Sri Sri Disse Hoje

‘A maior expressão do puja é meditação’

Bangalore, India, 14 de Junho:

P: Eu ouvi suas palestras no Ashtavakra Gita (a conversa entre o Sábio Ashtavakra e o Rei Janaka sobre o conhecimento do Supremo Ser). Quando o Rei Janaka explica Aho! Na perplexidade, qual era a razão? Como eu posso atingir o mesmo estado de perplexidade?

Sri Sri: Quando Ashtavakra deu o conhecimento para o Rei Janaka, a maravilha surgiu nele. Aho! Ele se perguntou, ‘Como eu não reconheci essa verdade por tanto tempo!’

Uma vez que ele realizou essa verdade, ele disse, ‘Saudações a mim mesmo!’ Namo mahyam! A experiência transformadora de que ‘Eu sou o paramatma, a consciência Divina’ veio para ele.

O conhecimento alvorecido de que não há diferença entre eu mesmo e a consciência Divina que é onipotente, onipresente e onisciente.

Deixando para trás a mente limitada e sendo estabelecido na consciência infinita é o Ashtavakra Gita.

Nós procuramos pelo Divino em todos os lugares, menos em nós mesmos. O processo do puja ou adoração é para nos levar do mundo externo para o interior. A maior expressão do puja é a meditação. No puja, nós usamos e honramos os cinco elementos que formam a base dessa criação e nós honramos a nós mesmos também.

Quando nós fazemos achamanam ou oferendas de oblações, nós oferecemos água para kesava, o Divino dentro de nós. Cada processo no puja nos leva ao interior.

Quando você vai dormir a noite, pense que o Divino está dentro de você, ‘Saudações ao Divino no meu coração!’ Medite sobre isso e então vá dormir. Então veja como é a qualidade do seu sono!

Não há diferença entre o Guru, o Ser e o Divino. Antarmukhi sada sukhi – Ele que percebe a Divindade dentro de si mesmo, que tem a mente para o interior, está sempre feliz.

A consciência Divina não é limitada como o corpo mas presente em todos os lugares, como o espaço.

Honrar essa consciência divina é o Ashtavakra Gita.

P: Entre karma e bhagya (ação ou destino), qual o mais importante?

Sri Sri: Quando você está em frente à televisão, você escuta primeiro a voz ou olha a tela? Eles funcionam simultaneamente, não é isso? Da mesma forma, o karma (ação) e bhagya (destino) são importantes. Quando nós agimos apropriadamente, então nós temos bhagya ou sorte. Quando nós temos sorte, então nossas ações são proveitosas.

P: Todos vem até você com seus problemas. Você tem os seus problemas?

Sri Sri: Eu não tenho problemas. É por isso que eu posso pegar os seus. Se o médico está doente, então ele pode te curar? Se eu não tenho problemas, você vem até mim.

(Sri Sri aponta para uma grande multidão de jawans (soldados) que vieram para o satsang e aplaude o compromisso deles com a nação) Ele conta para a audiência:

Quando nós comemos nossa comida todo dia, nós devemos lembrar com gratidão do fazendeiro que trabalhou para isso. Anna Dhata Sukhi Bhava é uma benção tradicional que deseja felicidade para o provedor da comida. Nós devemos abençoar os soldados que protege nossas fronteiras a custo de suas próprias vidas. Eles são a riqueza da nossa nação. Eles devem ser felizes e suas famílias devem ser felizes. Nossa benção certamente vai atingí-los.

(Do Escritório da Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Deixe um comentário

