Ande com confiança. Você ficará destemido. Isto é coragem

O que Sri Sri Disse Hoje

“Ande com confiança. Você ficará destemido. Isto é coragem”

Bangalore (Índia), 6 de junho

P: Desde que vim à Arte de Viver, estou ciente de mais altos e baixos em minha vida. Estou experimentando o karma de vidas passadas de forma rápida ou é assim mesmo?

Sri Sri: O que acontece quando você medita? O contraste entre os altos e baixos na vida é ótimo. Num pano branco, pode-se ver claramente até uma partícula pequena de poeira. Semelhantemente, quando a mente torna-se mais pura, até mesmo pequenos acessos de ciúme ou raiva irritam. Eles são insuportáveis e você tem que se livrar deles rapidamente. Isto é bastante natural. Ao mesmo tempo, você recebe força interior para suportar situações.

P: Depois que comecei com minhas práticas espirituais, não tenho mais o instinto de competição. Estou em desacordo com o mundo corporativo?

Sri Sri: Não seja duro consigo mesmo. Correr para cumprir tarefas não trará realização. Somente relaxe. Para isto você necessita de força interior.

P: O Sudarshan kriya* ajuda a retirar abuso de substância?

Sri Sri: Sim, definitivamente. É preciso de um sistema de apoio e perseverança. Amigos e  familiares devem lembrar a pessoa a fazer sempre as práticas. Essa é a razão pela qual nossos programas de reabilitação são residenciais. Se as pessoas que precisam de ajuda ficam de 10 a 15 dias seguindo a rotina, então a recuperação é mais rápida.

P: Quando terei liberdade?

Sri Sri: Primeiro entenda o que é a liberdade. Abandone qualquer peso que você sinta na mente. Acalme a mente. A mente dirá: ‘Quero isto’, ‘quero aquilo’ – largue tudo.Tenha o sankalpa: Estou feliz, contente e não preciso de nada. Quando você é livre, a bem-aventurança o segue. Se você persegue vinte desejos, a liberdade não existe.

P: Você me ama?

Sri Sri: Alguém pergunta para a água – você flui? Você pergunta à montanha – você se mantém? Pergunta ao sol – você brilha? Pergunta à nuvem – você dá chuva? Então como você pode me perguntar – você me ama?

O amor É; e amar não é uma emoção. É nosso próprio ser.

Não pergunte a ninguém se ele lhe ama – apenas tolos perguntam isto. Ainda que alguém esteja zangado, ele está demonstrando amor. As emoções como raiva, ciúme e ambição são por causa do amor.

Amor é nossa natureza.

Se alguém dorme, você pergunta à pessoa se ela está dormindo? Se você fizer isto, então você acabou de acordá-la!

P: Tenho problema conjugal. Como resolvo isto?

Sri Sri: De sua parte, não pense que você está distante dele. O que quer que ele diga, aceite.Tente entendê-lo. Ponha seu cem por cento – vai funcionar!

O que uma mãe faz quando uma criança chora? Ela a tranquiliza e a criança se acalma, e então vai chorar outra vez depois de um certo tempo. Assim como você acalma uma criança, pacifique seu marido. Às vezes equívocos acontecem.

Antigamente, os Rishis (santos) abençoavam as mulheres dizendo: Torne-se uma mãe de 10 crianças e que a décima primeira criança seja o seu marido.

Isto é dizer: Ame seu marido como uma criança.

Certa vez, uma senhora veio a mim com seus problemas com sua sogra. Você já pensou nisto? Você brigou tanto com sua mãe. Do mesmo modo que você briga com sua mãe, você briga com sua sogra. Mesmo assim você se aborrece. Pense nela como uma mãe. Mude sua perspectiva. O conhecimento vai ajudá-lo a viver harmoniosamente.

P: Meu marido é muito arrogante. Como reduzo sua arrogância?

Sri Sri: Ok, faça a arrogância do seu marido muito forte. Diga: “Não existe ninguém como você”.

Continue aumentando a arrogância dele. Onde quer que exista arrogância, uma lição será ensinada.

P: Alguém feriu o meu olho no ano passado. Por que esta pessoa não foi punida?

Sri Sri: Aqueles que agem errado receberão um castigo, com certeza. No entanto, se você aprecia o castigo, isso está errado.

Você deve orar para que ele não fira mais ninguém. Deixe que a mente dele fique bem.

Não pense que ele deve ser ferido de volta.

P: Se usamos coragem para lidar com uma situação, as pessoas mais velhas pensam que nós nos esquecemos dos nossos modos. Como lidar com esta situação?

Sri Sri: Não desculpe sua raiva com coragem. Se você é arrogante e se comporta rudemente, seu comportamento não pode ser desculpado.Coragem é um fenômeno interior. Ela dá imensa paciência, perseverança e força interior.

Isto não quer dizer gritar e berrar. Gritar e berrar significa que você é fraco.

Se você é realmente forte, você irá apenas sorrir.

Ande com confiança. Você ficará destemido. Isso é coragem.

Este é um lado da história. O outro lado é que, o que quer que você faça, alguém o criticará. Você será culpado se agir e também se não agir. Se você falar ou não falar.

Você não pode agradar a todos.

Se seu foco é descobrir falhas em si ou nos outros, você não pode subir mais alto.

Reconheça quando alguém faz um comentário e reflita sobre ele. Se tem alguma verdade, aceite o comentário. Se não, então agradeça e siga em frente. Não pergunte a eles o por quê. Somente diga: ‘Aprecio sua percepção’. E siga adiante.

P: Você frequentemente diz que seva traz méritos que nos ajudam a meditar melhor. Hoje, fiz seva com cem por cento para que eu possa meditar melhor. Isso está certo?

Sri Sri: Nós não devemos nos julgar demais. Se você ficar se julgando todo o tempo, isso não o ajudará.

Ao mesmo tempo, você não pode ser cego quanto a seus comportamentos e tendências. Tem que ser um suave caminho do meio. Os extremos podem ser prejudiciais.

Há uma frase em sânscrito que diz que quando você coloca uma lâmpada numa parede pequena entre dois quartos, a luz chegará em ambos os quartos. Da mesma maneira, mantenha um pouco de luz no que acontece dentro e fora de você.

P: Por que os mentirosos, as pessoas pecaminosas progridem mais do que as pessoas honestas?

Sri Sri: As pessoas que agem de modo antiético não podem subir na vida. Esta é a verdade. Não há como se sustentar.

Tenha paciência. Não pense que todas as pessoas honestas sofrem. O sofrimento não é por causa da honestidade, mas por causa da tolice. Você tem que ter sabedoria, inteligência, dinamismo e criatividade junto com honestidade.

Sudarshan kryia* – uma técnica de respiração que elimina a tensão, ensinada nos cursos da Arte de Viver

(Do Escritório da Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s