‘Educação nos valores humanos de cada religião resolverá o problema do fanatismo’

O que Sri Sri Disse Hoje

Vilnius (Lituânia), 31 de maio:

P.: Por que é doloroso amar?

Sri Sri: É da natureza humana querer ajudar os outros. E todo mundo quer amar. Sem amor, a vida parece não valer a pena.  Contudo, o amor fica distorcido e vira raiva, avareza, ciúme, ódio, possessão. Mesmo assim todos nós queremos amar.

P: O que é crise e como controlar a  ansiedade?

Sri Sri: Crise é a mãe de muitas invenções. Uma crise nos torna muito criativos. Contudo, a crise não deve durar muito, isso não é bom.

O que pode ajudar a ansiedade são técnicas de respiração como pranayama que canalizam a energia da força da vida no nosso corpo. Todos nós flutuamos num mar de prana (energia da vida-força). Existe prana até mesmo numa pedra.

P. Há algum conflito entre a Arte de Viver e alguma religião?

Sri Sri: Não há nenhum conflito entre a Arte de Viver e religião. O conflito está na mente pequena. Por exemplo, a meta do Cristianismo é espalhar paz e amor, orar e servir. A Bíblia diz: “O Reino do Céu está dentro de nós”, e “Deus é Amor”, e “Tenha a inocência de uma criança e você entrará no Reino do Céu”. Estas são todas coisas que todos vocês têm lido, mas não experimentado.

Toda criança precisa saber sobre cada religião do mundo. Um grande problema do mundo é o fanatismo. Educação nos valores humanos de cada religião resolverá este problema. A comida chinesa é consumida em todo o mundo. Porém, ao consumir comida chinesa, você se torna chinês? Se você escuta Beethoven, você se torna alemão? Você se torna indiano por escutar cítara? Por que nós também não podemos ter a sabedoria simples de todas as religiões do mundo?

P: Qual é a diferença entre ser como uma criança e ser responsável?

Sri Sri: Assuma responsabilidade mas com  simplicidade infantil. Isto salva sua mente e o ajuda a cumprir seus deveres de forma mais eficiente, e livra o trauma da preocupação.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s