‘Apenas quando sua mente está livre de agitação, a vontade Dele será feita.’

O que Sri Sri disse hoje:

Bangalore (India), 28 de maio:

P: Qual o propósito da vida?

Sri Sri: Esta é uma pergunta preciosa.   Aquele que sabe não vai te dar uma resposta, e quem responder, não sabe. Todavia, se você quiser descobrir a resposta, pense sobre isso: quando você morrer, duas perguntas lhe serão feitas:

-Quanto conhecimento você adquiriu?

-Quanto amor você deu?  Quanto você amou o Planeta Terra e seu povo?

P. Qual o dever dos cidadãos fora dos períodos de eleição? Nós sabemos que houve manipulação durante as eleições. O que nós devemos fazer agora?

Sri Sri: Devemos desempenhar o papel de cidadão responsável.  Você deve falar com franqueza quando vir algo errado acontecendo.

A segunda coisa é que há gente boa em todos os partidos. Não diga que todas as pessoas boas estão em um partido e todas as pessoas ruins estão em outro. Não é o partido, mas as pessoas que importam – se eles forem criminosos e fizerem coisas erradas, eles não devem receber um tíquete.

Assim sendo, não pense que um partido é melhor – são as pessoas que fazem a diferença.

P. Porque o Divino nos ama?

Sri Sri: Essa é uma boa questão.  Quando demandamos amor, nós destruímos amor. Quando sentimos que fomos amados em abundância, nós veremos que também crescemos em abundância.

P.Se eu constato hoje que cometi um erro, o que devo fazer?

Sri Sri: Seja lá o que você fez no passado, passou.  Não se preocupe com isto.  Você é inocente no momento presente. Tenha fé na sua inocência do momento presente.

Há uma velha crença “se você se banha no Ganges e canta o nome de Deus, seus pecados serão lavados.” Isto significa que você deve viver no momento presente. Todavia, não fique repetindo os mesmo erro!

P. Nossas preces chegam até o Divino? Muitos vezes elas não se realizam. Por que?

Sri Sri: Algumas vezes, você não fica feliz que os seus desejos não tenham sido atendidos? Suas vontades mudam. Quando sua mente não é estável, seus desejos mudam. Você quer algo hoje e amanhã quer outra coisa. Veja quantos desejos surgem na sua mente. Se todos eles forem atendidos, você ficaria extremamente infeliz.

P. Qual é a diferença entre a minha vontade e a vontade de Deus?

Sri Sri: Quando toda vontade é Dele, toda a mente é Dele, onde está a sua existência? Tudo é da vontade de Deus. No momento que você diferencia meu e Dele, há dois.  Quando sua mente estiver clara, sente-se e pense. Somente quando sua mente está livre de agitação, a vontade Dele será feita.

P. Em qualquer campo que vamos, há sempre alguém que é melhor que nós, o que nos cria um complexo de inferioridade. Como podemos lidar com isso?

Sri Sri: Não olhe para os outros. Sempre olhe para si mesmo e pare de se comparar. Se você se comparar, não há fim. No seu nível, isto pode continuar. Você deve se comparar consigo mesmo. Como eu era há dois anos e como sou agora?

P. Deve-se seguir o coração ou a cabeça?

Sri Sri: Uma combinação dos dois.

P: Deus existe?

Sri Sri: Só Deus existe. Mas para se constatar isto leva energia, tempo e compromisso.

P.O amor pode ser egoísta e, se for egoísta, é amor?

Sri Sri:  O Ser é amor.

P. Vencer nas eleições é carma?

Sri Sri: Algumas vezes, as pessoas ganham por meios errados, e pensam que estão desfrutando os frutos de suas ações. Qualquer trabalho obtido por meios errados, o resultado será momentâneo. Satyameva jayate – no final só a verdade triunfará.  Se adharma (improbidade) prevalecer por algum tempo, temos que ter paciência. Lute com habilidade – não queimando ônibus e carros.  Lute contra adharma com sabedoria, não na oscilação das emoções.

Aqueles que ganharam nas eleições dever ser humildes. Não devem insultar os que perderam. Aqueles que perderam, não devem perder a auto-estima. Leia Bhagavad Gita. O Gita diz que ganhar e perder é o mesmo. É apenas um jogo. Na vida, algumas vezes se ganha, outras se perde.

Não fique triste, se perder. Se você perder, qual o problema?  Qual a vantagem em ficar deprimido? Se alguém usou meios errados para ganhar, você deve se manifestar, fazer o que for possível dentro da lei, falar com as autoridades. Entregue suas vitórias e derrotas ao Divino.

Todavia, lembre-se que toda a posição que você receber é para servir apenas.  São oportunidades para servir. Lembre-se que Mahatma Gandhi não era o chefe da nação mas era chamado “O pai da nação.”  Não existe grande seva ou pequeno seva.  Os frutos dos dois são os mesmos.  Sirva o máximo que puder. Coloque toda sua energia em servir.

Qualquer serviço que você faça dentro da sua capacidade, trará bons resultados. O sentimento, a intenção por trás de todo seva é importante.

P. Como controlar HIV?

Sri Sri: As campanhas de esclarecimento já deixaram o HIV com algum controle. Educação é o único meio para parar isto. A educação médica, bem como a educação espiritual tem que ser enfatizada. Pranayama, exercícios de respiração, aprender sobre respiração e meditação podem deter as tendências promíscuas em grande medida.

P. O que é mais importante – fé em nós mesmos ou fé nos outros?

Sri Sri: Ambos são importantes.  Todavia, adicione mais uma.  É fé em Deus.

(Do escritório de SS Sri Sri Ravi Shankar, Bangalore, India)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s