‘Reconheça a causa do obstáculo – e livre-se dele’

O que Sri Sri disse hoje:

Bangalore (Índia) 23 de maio de 2009

P. As pessoas dizem que a vida tem bem-aventurança e tristeza nas mesmas proporções, mas depois de vivenciar o Divino, eu tenho apenas bem-aventurança. Está é a calmaria antes da tempestade?

Sri Sri: Não, de jeito nenhum. Todas as suas tristezas ficaram resolvidas nas suas vidas passadas.  Nesta vida, você pode ser feliz. Faça seva (serviço) quando você estiver feliz e faça sacrifícios quando estiver triste.  Lembre-se que o Divino também está nos seus momentos felizes. A maior parte das pessoas só se lembram do Divino quando estão tristes.

“Seva mein jo sumiran kare, dukh kahe ko hove.”

(Aquele que se lembra do Divino fazendo Seva, onde está a tristeza para ele?)

Yoga protege você de ter tristezas. Este é o objetivo. Yoga não é apenas praticar asanas, também é fazer pranayama, meditação, satsang e seva. Então, continue praticando pranayama, meditação e faça seva.

P. Diz-se que todos encontram seu parceiro de vida no momento certo. Por que os pais se preocupam tanto com o casamento de seus filhos?  O que poderia ser feito para se reduzir essa preocupação?

Sri Sri: O hábito de se preocupar é difícil de perder. Primeiro as pessoas se preocupam em se casar, depois em terem filhos, depois nos filhos entrarem na escola, então eles precisam passar de ano, precisarão arrumar um emprego… logo, se a preocupação se torna um hábito, a pessoa continuará se preocupando.

Deve-se dizer aos pais para pararem de se preocupar. Você deve também procurar sua alma gêmea. Não se sente e espere que Deus a mande!

P. Como se aumenta os valores familiares?

Sri Sri: A Índia ainda não perdeu seus valores familiares, e é sua responsabilidade mantê-los.

Para aumentar os valores familiares em casa, faça como regra terem as refeições juntos regularmente. Se não diariamente, pelo menos uma vez por semana. Sentem-se e façam uma refeição juntos; senão o jantar, pelo menos o café da manhã. Nestes momentos faça uma regra: enquanto todo e cada membro da família não estiver presente, ninguém come. Vocês devem todos comer juntos. Logo haverá uma mudança na atmosfera da casa.

Mesmo nos vilarejos, todos os amigos devem se encontrar e comerem juntos.

Quando eu era uma criança, Pitaji (o pai do Sri Sri) convidava todo mundo para comermos juntos uma vez por mês. Todos trariam um prato de casa e havia tanta comida! A atmosfera era ótima. Da mesma forma, pelo menos uma vez a cada dois ou três meses, tínhamos um preeti bhog (banquete da família). Não é uma festa: cada um deve trazer um prato. Alguém deve planejar / decidir qual prato cada um deve trazer. Assim haverá uma boa atmosfera na família e na sociedade.

P. A comida do ashram é ótima. Nós podemos sentir o amor do Divino em cada garfada. Agora como eu posso ir para casa?

Sri Sri: Eu pensei que você já estivesse em casa! Aqui é sua casa. Onde quer que você vá, é o seu escritório. Você descansa em casa, trabalho no escritório. Se está cansado de trabalhar, você vem aqui descansar.

Na sociedade e no trabalho, seja um parceiro, em casa seja um ajudante.

P. O Divino me deu de tudo. O que posso oferecer ao Divinho?

Sri Sri: Mantenha essa pergunta para você mesmo – de tempos em tempo o Divino tomará o presente apropriado de você. Quando você sentir derrota, ódio, raiva ou qualquer tipo de emoção negativa, dê-a ao Divino e fique feliz.

Divulgue conhecimento e felicidade para outras pessoas. A felicidade, fé e devoção que você tem, seja uma centelha ou uma chama, você deve divulgar para outras pessoas de tal forma que eles vivenciem a mesma bem-aventurança e felicidade em suas vidas.

P. As nossas sadhana (práticas espirituais) podem mudar o carma de outros?

Sri Sri: Sim!

P. Como pode a juventude hindu contribuir para o mundo?

Sri Sri: Valores humanos.  A juventude hindu pode trazer os valores humanos para o mundo. Índia tem uma personalidade muito charmosa que pode ser devidamente projetada.

Algumas vezes, nossa cultura é descrita muito mal na mídia.  Se nos degradamos e fazemos os outros rirem de nós, nós ficamos felizes. Esta natureza fraca deve ser removida. Nós devemos decidir quais são nossos valores. Devemos manter nosso auto-respeito. Devemos decidir do que gostamos e do que não gostamos. Não devemos depender do julgamento dos outros.

É claro que é bom quando as pessoas nos estimam.  Só porque alguém nos estima, ficamos felizes. Devemos ter mais auto-respeito e acreditar em nós mesmos.

P. Por que há sofrimento no amor?

Sri Sri: Sem conhecimento, há sofrimento no amor também. A despeito de conhecimento, se houver sofrimento, aceite-o. Está é a natureza do amor.

P. Quando trabalhando em time, devemos investir nosso tempo em melhorar as pessoas ou melhorar os resultados?

Sri Sri: Ambos! Um pouco aqui e um pouco ali.

P. Quero empenhar minha vida em servir à sociedade. Meus pais ficam inseguros quanto a isto. Como fazê-los entender?

Sri Sri: Bom! Explique a eles e os convença. Mas se você estiver estudando, complete seus estudos antes de vir para cá. Não pare no meio do caminho.

P. A pessoa que inventou o alfabeto inglês  fez um erro: colocou o “eu” (“I” em inglês) e o ”você” (“U” em inglês) separados!

Sri Sri: Eles tentaram separar “I”e “U” mas não conseguiram. Só no papel. Na verdade, estamos muito próximos.

Você acha que alguém tem o poder de nos separar? Por que você daria esse poder para alguém?  De jeito nenhum!

P. Hoje é meu segundo dia de silêncio.  Minha mente á a casa do diabo, tem pensamentos sem fim!

Sri Sri: Cante, observe a natureza e observe seus pensamentos. Olhe a natureza como se você estivesse vendo pela primeira vez – olhe as árvores e os pássaros.

Quando você observa estas coisas, sua mente fica mais calma. Observe seus pensamentos. O silêncio faz você observar. Quando você observa, seus pensamentos diminuem. Os pensamentos estiveram sempre lá, mas apenas em silêncio você pode observá-los.

P. Num relacionamento, se um não mantiver seus compromissos, o outro deve fazê-lo?

Sri Sri: Perdoa-os! Perdoe uma vez, duas, três, quatro vezes. Então

reclame.  Se não adiantar, caia fora.

P. Qual é o segredo do seu estilo de moda?

Sri Sri: Para estilo e moda, nenhuma declaração é necessária.  Nenhuma declaração é feita na moda. Moda é só aparência.  Mas qualquer coisa que você faça, faça-o com estilo!

P. Mestres iluminados e astrólogos frequentemente prevêm o futuro. Isto significa que o futuro está já definido?

Sri Sri: Se a natureza fosse um fenômeno morto, você poderia prevê-lo, como uma máquina é sempre previsível. Mas está viva, logo, você não pode prever seu comportamento.

Se um carro está se movendo, você pode prever onde ele está indo (à direita, esquerda ou em frente). Pode-se prever para onde ele vai virar ou onde vai parar? É o mesmo com a mente. A natureza não está morta, está viva. Mesmo assim, pessoas iluminadas podem prever, mas somente até uma certa medida.

A isto se chama “maya” e o mundo é chamado de “maya do mayavi” – é o desejo de Deus, o desejo da natureza. Deus é arteiro: se você planeja fazer algo, Ele frequentemente planeja algo diferente. A natureza é uma vivaz e dinâmica existência: “sat chit anand”. Porque é consciência pura, chaitanya, não se pode prever cem porcento.

P. Qual o papel do carma se é tudo predeterminado por Deus?

Sri Sri: É o carma que está sendo predeterminado. É possível mudá-lo, também. Isto é chamado ‘upaya’ (solução).

Os astrólogos falam do upaya, mas o melhor upaya é seva e sadhana.  Cante ‘Ohm Namah Shivaya’ . Faça-o todo o tempo – é como uma armadura, um escudo.

P. Sou incapaz de dar meu cem porcento, a despeito de todos os meus esforços.

Sri Sri: Está OK, dê seus 99 porcento. Se você também não puder, dê seus 90%. Também está OK.

P. Quando nós obtemos Moksha?

Sri Sri: Você já fez uma longa viagem de ônibus? E teve que atender ao chamado da natureza? O ônibus parou? Quando você desceu e se aliviou, como se sentiu? Se você se sentar na mesma posição por um longo tempo, quando você se levantou e andou, como se sentiu? Quando você sente que está livre de algemas e obstáculos, e você se sente leve e feliz, isto é Moksha.

Mesmo se alguém te ofende e você diz “Você pragueja tão bem!”, isto é Moksha.

‘Reconheça a causa do obstáculo – e livre-se dele’

P. Quando perdemos nossa presença de espírito, e quando o processo de aprendizado pára?

Sri Sri: o processo de aprendizado pára porque você assiste muita televisão. Isto reduz a atividade cerebral. Você deve descansar a mente de tempos em tempos, fechando os olhos. Sua mente é um quadro-negro da escola. Se os professores não limparem a lousa depois de usá-la e os outros professores a ficarem usando, faria sentido para os estudantes? Nossa mente é o mesmo. Nós a usamos centenas de vezes e nunca a limpamos. Pranayama e meditação é útil para limpá-la. Manterão sua mente revigoradas e pronta para aprender.

P. Um artista é capaz de criar uma linda pintura, mas eu não sou.  Por que?

Sri Sri: Você também pode fazer uma linda pintura! Na primeira vez que você tentar, talvez não, mas na sua décima tentativa, você fará. Todos somos os mesmo aqui. Reis, camponeses, santos – todos são iguais. O inteligente e o tolo são o mesmo.

P. Qual a diferença entre aradhana (oração) e sadhana (meditação)?

Sri Sri: O que é chamado de sadhana pelos yogis é aradhana para os devotos. A única diferença é na linguagem usada.

P. Políticos corruptos estão melhores de vida que gente simples, boa gente feito nós.  Por que?

Sri Sri: Se algo bom acontece para eles, não durará. Por algum tempo, eles podem acreditar que a fraude os ajudou, mas não durará.

“Satyameva Jayate” – a verdade sempre triunfa.

P. Tenho ouvido que o inferno é onde as pessoas são queimadas.  Você pode explicar melhor?

Sri Sri: Sua prórpia mente cria o paraíso e inferno. Não ouça o que os pregadores dizem, que você será torrado, frito. Eles ignoram. Eles citam incorretamente as escrituras. Não existe este inferno. Não se preocupe e seja livre!

P. Eu peço a Deus perdão pelos dias que não faço minhas práticas espirituais. Isto está OK?

Sri Sri: Sim, sim. Faça o quanto puder. No Bhagavad Gita, Senhor Krishna diz a Arjuna: “Pratique o máximo que puder, e, se não puder, então faça meu trabalho. Se não puder, sinta-se Uno Comigo. Então, largue os frutos de suas ações e relaxe.”

P.Qual o segredo para uma vida de casado feliz?

Sri Sri: Se o marido e a esposa focam um no outro e policiam um ao outro, eles vão se enfrentar. Se eles tem uma meta em comum, estão eles serão como linhas paralelas, eles podem ficar juntos e continuarão para sempre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s