‘Não há maior descanso que a meditação’

O que Sri Sri disse hoje:

Bangalore (Índia), 22 de maio:

Hoje a Índia tem um novo governo. Há dois conselhos para o novo governo:

Primeiro conselho para quem ganhou. Eles devem pensar ‘Nós ganhamos, as pessoas confiaram em nós. Então, nós devemos ser humildes.’  Aumentem a humildade. Olhe para os que perderam com amor. Simpatize com eles. Quando uma guerra é lutada, há uma situação diferente, você lutou. Mas quando a guerra acabou, a situação fica diferente. Abrace o inimigo. Comece o processo de curar as feridas.

Agora um conselho para os que perderam. Quando você perde, o que você quer não acontece. Então, várias vikalpas (escolhas) surgem.

-Frustração

-Depressão

-Raiva

Estas três vikalpas afasta você do caminho certo, elas te causam dano.

A quarta vikalpa é aquela ‘Este é o desejo do Senhor.’ Com esta escolha, você supera os maus sentimentos, e segue com o trabalho produtivo. Acalma sua mente, e se engaja em algo construtivo. Há pouco progresso quando se cai em depressão. Não há progresso para o Ser, nem para a sociedade.

O grupo que perdeu deve pensar ‘Nós tentamos o máximo que pudemos, mas o que tinha que acontecer, aconteceu.’

“Karmanye va dhikaraste ma faleshu kadachana”- Faça sua obrigação sem esperar pelos frutos de suas ações. Aceite qualquer fruto que você receber – esta entrega ao passado é a verdadeira entrega. A verdadeira entrega a Deus não é oferecendo frutas ou guirlandas.  Entregar o lixo do passado para Deus é a verdadeira entrega. Deus transforma este lixo em flores e frutas. Então, não tenha raiva do passado e não caia em depressão. Não há razão para o ódio e nenhuma razão em ficar sem fazer nada. O sinal de inteligência é se entregar e seguir em frente.

Isto acontece em todos os países. Há guerra, vitória e derrota. As pessoas que ganham devem mostrar humildade e ser mais respeitosas. Eles devem acreditar: ‘O outro grupo perdeu para nos dar felicidade.’ Se eles pensarem assim, eles não humilharão os doadores de felicidades, e respeitarão os derrotados.

Deus sabe quem colocar onde. Aceite a decisão de Deus. É assim que as pessoas deviam pensar. Vitória e derrota é parte da vida. Reconhecer este padrão e superá-lo é um sinal de um ser humano evoluído.

P. Quando as roupas ficam menor nós constatamos o crescimento físico. Como constatamos crescimento espiritual?

Sri Sri: Muito facilmente. Isto depende em como você evolui em cada situação, especialmente as más situações. Você lida com a situação com coragem e paz? Se sim, então este é um sinal de seu desenvolvimento espiritual. Quanto mais você sorrir, quanto mais feliz você for, mais você é espiritualmente desenvolvido.

Algumas vezes, apesar de fazer muita sadhana, você fica com raiva, e, então, você tende a pensar que você não se desenvolveu espiritualmente.

Não se culpe. Mesmo ficando com raiva, não é a mesma coisa que antes. Antes sua raiva continuava por longo tempo, agora ela diminui logo.   Para outras pessoas, você parece o mesmo mas se você olhar para dentro de si, a raiva vem e vai rapidamente. Antes levava 5 anos, agora demora 5 minutos. Está é nossa experiência. Por isso você não deve culpar a si mesmo quando você tem algum sentimento negativo. Testemunhe o sentimento e deixe-o ir-se.  Com prática, a consciência se torna mais forte. Uma planta precisa ser aguada mas quando vira uma árvore, não é mais necessário. Igualmente, se a consciência interior fica mais forte, todas estas vikaar (distorções) se apagam.  Vishranti vikar mita (profundo descanso remove negatividade). Por isto que as pessoas são presas. Eles ficam cansados de fazer coisas erradas, então nós os levamos para descansar. Quando eles descansam, os pensamentos negativos se destroem. Não há descanso mais profundo que meditação.

P. Em que matérias Deus está nos testando? Se soubermos, estudaremos mais.

Sri Sri: Deus não faz testes, ele faz entrevistas. (Aplausos). Nem mesmo uma entrevista – vista interior. Todas as matérias são relevantes. Por isso continue meditando. Eu não acredito que Deus faça testes. Só o ignorante faz testes. Aquele que sabe, não precisa de teste. Ele sabe o passado, presente e futuro. As pessoas acreditam que Deus conduz testes para que elas os superem, isso lhes dá coragem.

P. Após quantos anos de sadhana obtemos cem por cento de controle sobre nossos sentimentos?

Sri Sri: Nenhuma emoção é ruim. Mas se eles ficam muito tempo, isto é mau. As emoções devem ser como um fina linha desenhada na superfície da água.  É aceitável ficar com raiva, mas apenas por alguns segundos ou minutos.  Mas, se leva mais de dias ou meses, é desastroso.

P. As pessoas estão sendo demitidas e novos empregos são difíceis de conseguir. O que devemos ter em mente quando escolhermos um novo emprego?

Sri Sri: Não seja muito seletivo. Apenas veja quanto você precisa para sustentar a sua família. Há muitas alternativas e muitos pensamentos negativos.  Medite e mantenha a mente calma.  Então, escolha.

Mas não durante a meditação. Faça isto depois da meditação, senão a meditação não acontece. Você apenas continuará pensando.

P. Nós temos idéias durante a meditação, mas não podemos escrevê-las. O que devemos fazer para nos lembrarmos delas depois?

Sri Sri: Você deve aceitar que a idéia está lá, dentro da sua mente. Ela surgirá quando você precisar dela. Aceita que a idéia está num cofre dentro da sua mente. Você poderá pegá-la quando precisar.

P. Como se pode aumentar a inteligência e a força de vontade?

Sri Sri: Não tem como. Não nessa vida, nem em dez vidas. Se você assume que não tem força de vontade, nem Brahma pode dá-la a você. Onde está a falta de força de vontade? Você a tem em abundância. Apenas acredite nisto e use aos poucos. Não a gaste muito rápido.

P. O carma da nossa vida passada decide quem nos encontramos nesta vida? Nesta vida nós encontramos as pessoas que nós conhecíamos nas vidas passadas?

Sri Sri: Sim, talvez. Você sabe que sua mente sempre quer algo novo e seu coração procura algo velho. Por isso a  moda é um tema da mente. Você quer a mais moderna tecnologia e a mais moderna moda. Mas se você gosta de alguém, você acredita que sempre a conheceu. O coração sempre se satisfaz com o que é velho. Está é a razão do amor ser considerado sempre algo velho ou antiquado. Você esteve lá sempre. Você nunca diz: “Este é um amor recente meu, de hoje.” Você diz: “O que é antigo é de ouro.”  Assim, coração ou emoções se satisfazem com o que é antigo e velho. A mente sempre se satisfaz com o que é novo, moderno, contemporâneo.

P. Se o Divino tivesse um defeito, qual seria?

Sri Sri: Ninguém consegue achar nenhum defeito ou perfeição no Divino. A perfeição apenas é vista de os defeitos também forem vistos. Contudo, o Divino não tem perfeições nem defeitos. O Divino não é ninguém. Toda a evolução é ir de alguém para ninguém, e de ninguém para todos. De certa forma, todos os defeitos do mundo estão presentes no Divino, porque todos pertencem ao Divino.

Vícios e virtudes são apenas pontos de vista. Por exemplo, Senhor Krishna é a encarnação do Deus dos hindus. Ainda assim, os jainas acreditam que o Senhor Krishna está no inferno, porque ele foi a causa da guerra (Mahabharata). Este é apenas um ponto de vida. Sri Ram não matou Ravna, de acordo com a tradição jaina. Eles acreditam que Ravana foi morto por outrem. Eles tem que acreditar que Senhor Ram é completamente não-violento.

Muitos siddhantas (valores) estão presentes em nós, por isso nós dizemos saguna (com forma) e nirguna (sem forma). Na verdade, nossa consciência não tem qualidades nem atributos. Nós somos uma combinação dos dois. Quando você se transforma de alguém em ninguém, a negatividade simplesmente te deixa.

O sistema humano é como uma particular atômica. O núcleo é positivo e a circunferência é negativa. Quando você se aprofunda, não há mais elétrons. É exatamente assim que todo ser humano é. As escrituras dizem que há Deus no coração dos seres humanos. Ele administra todo o universo, não sentado em algum lugar no céu, mas no coração de todo ser humano. No Bhagavad Gita, Senhor Krishna diz a Arjuna: ‘O Senhor está em todos os seres e está presente no espaço do coração, meu querido Arjuna.’

P. Como se pode saber exatamente o que se quer? É tão confuso saber o que se quer?

Sri Sri: Está pergunta é muito confusa. Se tivermos alguma clareza na pergunta, então a resposta será clara. As respostas a perguntas obscuras criam mais confusão.

P. Deus está nos detalhes, mas nós devemos também ter um panorama mais amplo. Como se combina os dois?

Sri Sri: Há felicidade nos detalhes. Quando o coração está pesado, e a cabeça como uma pedra, não há espaço para sutilezas e detalhes. Quando o coração está leve, você, então, vivencia amor e felicidade. Não há sutileza na tristeza.

Ser leve é ser denso e ser denso é também ser leve. Quando você vai fundo na meditação, você experimentará densidade e sutileza. Por isso tantos processos são necessários para se aprofundar dentro de si mesmo. O amor é sutil e o trabalho é denso. Após o almoço, nos sentimos pesados. Na manhã nos sentimos revigorados e vivos.

P. Gente má pode meditar?

Sri Sri: Qualquer um pode meditar. Quando as pessoas meditam, elas se tornam boas. Eu não vejo ninguém como mau. Se eles forem maus é porque eles não meditam ou foram muito feridos ou foram privados de conhecimento espiritual. Por isso ninguém é ruim.

P. O que devemos fazer se encontrarmos oposição dos nossos pais em relação às nossas práticas espirituais?

Sri Sri: Saia-se bem nos estudos e eles permitirão. Mantenha um equilíbrio. Não seja uma traça, senão você não terá nenhuma experiência do mundo real. Você pode ter doutorado mas ficar praticamente um ‘bom-para-nada’. Você não consegue nem lidar com relacionamentos humanos simples. Seus relacionamentos com as pessoas terminam e você é incapaz de se associar com os outros. Você será incapaz de contribuir com a sociedade. Você dever ser bom academicamente, mas seja também bom social, espiritual e emocionalmente. Conecte-se com o mundo. Não se feche numa gaiola escondida. Isto é muito importante. Ponha um pouco de seva (serviço) e práticas espirituais nos assuntos de seu interesse. Eles vão complementá-lo sempre. Isto seus pais compreenderão.

Hoje uma senhora me chamou e disse: “Meu filho medita de manhã e a noite. O que acontecerá quando ele se casar? O que dirá sua esposa?

Eu disse-lhe que estas preocupações devem ser descartadas. A mãe concorda que seu filho mudou tremendamente após meditação. Ela está preocupada se a esposa aceitará isto. Este é um conceito errado – que uma pessoa não deve meditar e que ela deva ser ‘normal.’

P. Nós acreditamos que até uma folha cai pela vontade de Deus. Se tudo o que acontece no mundo é da vontade de Deus, por que Deus nos dá infelicidade?

Sri Sri: Você sempre tem a escolha do bem ou mal. Os frutos de suas escolhas são bons ou maus de acordo com as escolhas que você fez. Não chore se você errou. Apenas aprenda com o erro e siga em frente. Mas, não repita o mesmo erro – isto é tolice! Ao menos seja inteligente ao fazer novos erros.

(Do escritório de SS Sri Sri Ravi Shankar, Bangalore, Índia)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “‘Não há maior descanso que a meditação’

  1. Pingback: ‘Não há maior descanso que ...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s