‘A boa sorte vem de boas ações, não de amuletos’

O que Sri Sri disse hoje:

Bangalore (Índia), 21 de maio

Trechos da sessão de perguntas e respostas com Sri Sri:

P. Em todo ser humano há algum talento escondido. Eu tenho 22 anos e ainda não descobri qual é o meu talento. Como eu descubro em que sou bom?

Sri Sri: O melhor é que você obtenha todos as habilidades. Qualquer uma que você se sobressaia será seu talento principal. As outras habilidades ficarão a mais. Tudo bem ser ‘pau-para-toda-obra’ no começo. Você tem uma amostra das coisas e aquilo em que der o estalo, você se concentra. Não se sente e espere que uma habilidade vá surgir do nada um dia – como um cogumelo. Na verdade, você deve se sobressair em todos os campos. É a minha meta. Você deve ser bom na cozinha, na limpeza, na arte, nas conversas, escrevendo – interesse-se por todos os campos a então algo surgirá.

P. Eu sempre fico confuso com tudo. Por favor, diga-me o que fazer.

Sri Sri: Dê um tapinha nas suas costas. Seja o que for que te confunda, isto significa que o velho padrão está sendo quebrado e algo novo está acontecendo. Ouça, você não pode estar confuso com tudo. Você sabe que tem que jantar – o que está te confundindo sobre isto? Você sabe quando você tem que vir para o satsang.

Confusão é quando você quer mais alegria e não está satisfeito com o que tem.

Um pássaro na mão vale mais do que dois voando – seja feliz com o que você tem. Se a confusão surge por pouco tempo, ela deve ser bem-vinda. Mas se ela permanece perpetuamente, você deve fazer algo sobre isso.

P. O que faz uma pessoa se sentir verdadeiramente segura?

Sri Sri: A fé nas suas próprias habilidades e fé no rigor das leis da natureza. Tenha fé que você é sustentado pela natureza. E você será bem sucedido. Se você falhar dez vezes, você será bem sucedido na 11a vez. Isto vem com convicção, não com prática.  Você deve dizer: ‘Serei bem sucedido, me recuso a aceitar o fracasso.’

P. Eu perdi uma pessoa muito próxima. Isto me incomoda. Desejo saber onde ele está.

Sri Sri: Ela está num bom lugar, lugar seguro, lugar para onde todos nós iremos. Ela teve reserva antecipada, por isso foi mais cedo. Saiba que é um lugar que está em todos os lugares. Nossa mente é como ondas eletromagnéticas. Quando você está assistindo a um canal e muda de canal, para onde vai o primeiro? Ele não foi para lugar nenhum.  Ainda está lá, mas você é capaz de se concentrar apenas em um de cada vez.

Nosso corpo é como a caixa de televisão, e os espíritos são as ondas. Quando o corpo se vai, as ondas ainda ficam. Nosso acesso à que pessoa próxima a você é quando você medita. As vibrações trazem calma e consolo para a pessoa do outro lado também.

P. A liderança no Arte de Viver é baseada em antiguidade ou evolução espiritual?

Sri Sri: Aqui há caos e bem-aventurança. Todos são bem-vindos a contribuir com o crescimento do organização e o próprio crescimento. O Arte de Viver tem uma política: nós não rejeitamos ninguém. Nós mantemos todos conosco. Há centenas de desafios.

A mente humana é como um elefante selvagem – faz todo o tipo de conceitos e ideais. As pessoas que não trabalham têm grandes ideais.  Quando começam a trabalhar, constatam que muitos dos ideais não dão certo.

Por outro lado, há pessoas que não tem nenhum ideal e seguem com o caos. As duas propostas são erradas. Se você abandonar completamente os ideais, as organizações ficam sem esperança. Entretanto se você não vir praticidade e não tiver os pés no chão, não consegue dançar. Se seus pés estiverem enterrados no chão, você conseguiria dançar? Se suas pernas não estão no chão, você consegue dançar? Você tem que ter os pés no chão. A vida é uma questão de equilíbrio.

A vida é complexa e o mundo cheio de complexidades. Muitas complexidades surgirão.  Você deve cuidar para não ficar frustrado e lidar com elas. É necessário. Conflitos e complexidades estão em tudo o que é lugar –  nas burocracias, partidos políticos, organizações sociais, ONGs, escolas, universidades, todos os lugares. Mesmo numa casa pode haver vários padrões comportamentais complexos. Ainda assim, rejeitar não é solução e frustração não levará a nada. Esta é a habilidade que você deve adquirir. Habilidade que o ajudará a se mover dentre os elefantes dormindo. Quando os elefantes selvagens estão acordados, você não pode andar entre eles.

Como você obtém essa habilidade? Silêncio é o pai de todas as habilidades. Quando faltar alguma habilidade, sente-se quieto por um momento. Então, parte da mente fica ativa e te dará intuições e idéias.

O silêncio é o pai de todas as habilidades, inovações e invenções. Este é o primeiro passo. Dê um passo fora da situação. Quando você está dentro da situação, você não consegue ser um bom juiz – você deve dar um passo fora da situação por um minuto e observá-la. Através da calma: você ganhará a habilidade imediatamente!

Nós temos que sair do calor do jogo. Se alguma coisa sai errada, você culpa os outros ou a si mesmo. Esta tendência é muito profunda na nossa psique. Silêncio nos dá a habilidade de ver a distância. O princípio e a filosofia se desenvolveu neste país. Todavia, tem se mantido apenas com um seleto grupo de pessoas. Por isso a espiritualidade deve ser mantida viva em toda parte do mundo, para que todo mundo possa desenvolver habilidades com facilidade e graça. Esta é a principal vantagem da meditação: ela permite que você administre situações com facilidade e graça. Uns poucos momentos de silêncio despertará tremendos talentos de dentro de você. Entretanto, se alguém praticar muito silêncio, eles também perderão essa habilidade.

Ati sarvatra varjayet – abandone tudo que for exagerado.  Evite extremos.

(Uma pessoa da platéia diz: se a alegria e felicidade que é sentida aqui (no ashram) pudesse ser espalhada por todo o mundo, não haveria violência no mundo.)

Sri Sri: Certamente. Por isso você deve vir aqui e divulgar a palavra, como sahasra sesha. Cada um deveria inspirar mil pessoas. Tenha a intenção de trazer conhecimento, alegria, amor e felicidade para a vida de mil pessoas. Este é um verdadeiro mérito.

Não se tem boa sorte com amuletos.  Mas fazendo o bem. Boas ações trazem felicidade na vida das pessoas. Este é o melhor jeito. Tenho visto isto. Portanto, traga alegria, consolo e felicidade à vida das pessoas. Quando os corações e mentes das pessoas se curam, seus espíritos abençoam você. Isto se transforma em mérito, boa sorte.

P. Onde estão Shiva e Krishna (Deuses hindus)?

Sri Sri: Shiva, Krishna estão em todos nós. Krishna é a tatva – celebração de alegria, amor, travessura. Tudo que está dentro de você, dentro de mim.

No Bhagavad Gita, Krishna diz:

“Yo mām paśyati sarvatra sarvam ca mayi paśyati

tasyāham na pranaśyami sa ca me na pranaśyati”

“A pessoa que Me vê em tudo e a pessoa que vê todos em Mim, Eu nunca estarei longe da vista desta pessoa.”

Isto é o que todos vocês farão – mergulhar neste espaço interno. Shiva e Krishna são diferentes aspectos de um jyoti (chama), um aspecto.

P. O que a Arte de Viver está fazendo no mundo islâmico?

Sri Sri: O mundo islâmico é parte integral da família da Arte de Viver – nós temos projetos no Iraque, Paquistão e Turquia. A responsabilidade é muito maior em todos vocês que estão vindo do mundo islâmico para educar as pessoas em conhecimentos interdisciplinares e inter-religioso.

Nós devemos nos afastar dos extremismos e do fanatismo em direção ao centro – mudar a imagem de países como o Líbano e Afeganistão de serem zonas de guerra para serem lugares de paz.

Do escritório de SS Sri Sri Ravi Shankar, Bangalore, Índia)

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “‘A boa sorte vem de boas ações, não de amuletos’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s