“A vida anda com compromisso, não com sentimentos”

O que Sri Sri disse hoje:

Bangalore, Índia, 18 de abril (sábado), 20:50:

O assento do Sri Sri estava belamente decorado de costas para o cenário em forma de lotus do anfiteatro Vishalakshi Mantap, para o satsang desta noite. Quando os sons de bhajans tocaram no céu aberto, a atmosfera adquiriu uma forte energia. As pessoas na audiência dançaram, bateram palmas e meditaram juntas.

P: As pessoas no Oeste de Bengala sofrem com o governo do CPI e sua ideologia de 30 anos, o que parece ser interminável. Podemos esperar alguma mudança e como?

Sri Sri: A mudança pode acontecer quando educamos as pessoas. Pessoas como vocês (apontando para multidão) fazem padayatras (caminhadas) e educam as pessoas. O Oeste de Bengala é atrasado. Há poucas indústrias e negócios, e a ideologia é obsoleta. Torne as pessoas cientes.

A China Comunista e a Rússia mudaram seu curso. Mas na Índia, isso não muda por causa da falta de consciência. Então, crie consciência e medite. Nada é impossível. Se algo é impossível, então podemos fazê-lo!

P: A que parte de ioga Asthanga pertence o Sudarshan Kriya?

Sri Sri: Ele não pertence a nenhuma parte particular de ioga, ela é uma culminação de todos os caminhos.

Tudo vem junto no Sudarshan Kriya – meditação, ioga asana e dharana.

P: Os costumes e rituais de religiões conduzem ao crescimento espiritual ou são obstáculos?

Sri Sri: Os carros mantêm a esquerda na Índia. Nos Estados Unidos da América, os carros mantêm a direita. Costumes e rituais existem para guiar a sociedade, levando a sociedade da direita para a esquerda.

Eles são feitos de acordo com o tempo e o país. Por exemplo, homens usam roupas sem costura para o puja no sul da Índia. No norte da Índia, as pessoas usam casacos. Talvez seja porque o tempo é frio lá. Quando homens muçulmanos vão a Meca para Haj, eles têm que usar roupas sem costura.

Entretanto, estes costumes e rituais não conduzem nem agem como obstáculos ao caminho para Deus.

Há muitos costumes quanto a casamentos. Coloca-se um coco e um espelho num prato ao receber os sogros no sul da Índia. É como dizer: ‘Entre com um sorriso. Veja seu rosto e sinta-se completo. Estamos nos sentindo completos aqui’. Quando você se vê no espelho de manhã, você sorri. Você não faz careta quando você se vê.

As pessoas em Maharashtra recebem os sogros com uma noz de betel e uma moeda de ouro na cabeça. Este gesto diz: ‘Seus pensamentos devem brilhar como ouro’. Este é um gesto promissor.

Há outros rituais em Bihar e Bengala. Estes costumes de partes diferentes da Índia devem ser estudados completamente. Alguém deveria assumir este projeto.

Em Kerala, há um nirapara na entrada da casa para receber as pessoas. Trata-se de um navio cheio de grãos, flores de coqueiro e diya (lâmpada). Este costume significa que a casa está plena, que há felicidade. É um sinal de prosperidade. De forma semelhante, pessoas presenteiam ovos de chocolate na Páscoa na Europa. É um símbolo de prosperidade e progenitude.

Na Índia, as pessoas jejuam quando peregrinam para Shabri Mala, Vaishno Devi ou Tirupati. Os cristãos e muçulmanos na Etiópia também jejuam. Eles não comem verduras nem laticínios durante algum período do ano. Estes são rituais e costumes. Deve haver alguma razão.

P: Posso considerar que sankalpa mudou o comportamento de alguém?

Sri Sri: Claro, faça isto! Abençoe-os por melhorar seu comportamento. Quando você quer abençoar alguém porque o comportamento deles machuca você, isso não funciona. Quando você quer abençoá-los porque seu comportamento machuca eles próprios, isso funciona. Isso é compaixão. Diga: “que você comporte-se melhor, para que seja mais feliz.”

P: Meditação me deixa para cima. Se descontinuo a prática por alguns dias e recomeço, fico mais para cima ainda. Tenho medo de perder isto.

Sri Sri: Acredito que você tem muito tempo livre. Se você está se empenhando em alguma atividade criativa, então onde está o tempo para sentir-se mal?

Anand Yog significa comunhão com o Divino, o que traz felicidade.

Anand Bhog faz coisas para o prazer. Não é o melhor.

Se nos preocupamos se estamos para cima ou para baixo, então somos pegos num ciclo autocentrado que pode levar à depressão. Faça alguma seva. Faça sua prática. Há tantas pessoas que precisam de você. Faça algum trabalho.

Se não há nada criativo para fazer, então você vai se sentir assim.

O mundo não se importa – ele não deve se importar. Levante-se, acorde e diga: “Minha vida vai andar com compromisso, não com sentimentos.”

Os sentimentos são imprevisíveis. Você pode prever que os pombos na sala (apontando para a sala Vishalakshi Mantap) vão continuar lá, mas você não pode prever sua mente.

P: Meu pai é astrólogo. Tudo que ele diz se realiza. Ele me disse que eu terei problemas mentais daqui a seis anos. Estou com medo. Por favor me ajude.

Sri Sri: Lembre seu pai que também existe upaya (remédio). Não existe astrologia sem upaya. Os mal-efeitos da astrologia podem ser respondidos com upaya. O remédio é meditação e satsang.

Sente-se e cante: Om Namo Shivaya. Isto cuida de todos os mal-efeitos. Todos os cinco elementos e a força inteira da vida estão presentes em Om Namo Shivaya. Não se preocupe. Neste caminho, você deve largar essas preocupações.

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s