“Meditação é a viagem para a grande mente”

O que Sri Sri disse hoje:

Sydney, Austrália, 5 de abril de 2009

Participantes do workshop Saúde e Felicidade fizeram mais do que respirar e alongar seus corpos em posturas do Sukshma Vyayam.  Entre as técnicas de respiração que aliviam o stress, Sri Sri falou sobre vários assuntos: “Orações surgem quando você se sente sem ajuda – ou você pode dizer, é a pequena mente rezando para a grande mente. Meditação é a viagem para a grande mente. Você entende o que eu digo? Deus não está do lado de fora. Deus ama você e você é feito de amor.”

Algumas palavras do Sri Sri e a sessão foi aberta para perguntas do público.

P: Algumas vezes as melhores coisas acontecem quando a natureza segue seu curso. A que momento, devem as pessoas pararem de tentar, dar, fazer com mais empenho para atingir algo, e apenas deixar a natureza seguir seu curso?

Sri Sri:  Quando você dá seu 100%, quando você sente que você não pode fazer mais. É exatamente quando você deve meditar, ao invés de se sentir frustrado. Você colocou seu 100%. Quando exatamente você sabe que você comeu o suficiente? Você sabe? Quando exatamente você sabe que bebeu água o suficiente? Você arrota! (risos) Normalmente você fica frustrado quando você sente: “eu fiz o suficiente, eu não posso fazer mais. Eu desisto.” Eu lhe digo – você não deve chegar a este ponto de ficar frustrado. Apenas diga logo o início – eu desisto.

P: Eles dizem que tudo é certo no amor e na guerra. Isto é verdade ou apenas um dito popular?

Sri Sri: Sim, eles dizem que tudo é certo no amor e então tudo se transforma em guerra! (risos)

Quando eles dizem que tudo é certo na guerra, eles, por sua vez, acabam presos. Isto é o que aconteceu com Miloshevich e várias outras pessoas que apenas não ligavam para as regras e pensaram que tudo era certo na guerra e no amor e finalmente acabaram presos.

P: Eu cometi um erro e me desculpei por ele. O meu querido povo me perdoará?

Sri Sri: Sim, você está perdoado. Você cometeu um erro, isto é ok. Feito, acabou! Com todo erro você aprende algo e segue em frente. Mas se você continua repetindo o mesmo erro, então você deve ficar um pouco mais preocupado. Você pode fazer novos erros, não os mesmos velhos erros. Isto não será perdoado. Uma vez, duas, três vezes…  Não há nenhuma graça em repetir o mesmo velho erro!

P: Você pode, por favor, explicar por que selecionou soghum no kriya longo a respeito da inspiração e expiração?

Sri Sri: Você sabe, em tamil1 é difícil. Soghum in tamil significa tristeza. Em tamil, a diferença entre soghum e sohum é pequena. Não é soghum, é sohum. É o som natural da ação respiração. Sohum. Se você observar profundamente a respiração, você verá que com toda inalação há sohum.

P: Por favor, fale sobre perdão e carma. Eles estão relacionados? Quando alguém te perdoa, isto reduz nossas má ações?

Sri Sri: Sim. Perdão é uma qualidade da mente madura. Uma pessoa culta, civilizada, madura e inteligente vai sempre perdoar.

P: Eu digo coisas muito ruins para as pessoas, quando eu fico aborrecido. (Sri Sri: Nada novo, o que é novidade nisto?) Não é minha intenção dizer nada. (Sri Sri: Ninguém tem intenção de dizer. Quando a mãe diz para a criança “vê se some”, ela na verdade não tem intenção de dizê-lo.) Eu não sei se eu sou perdoado por isto.

Sri Sri: Você é! Você nunca é você   mesmo quando está com raiva, quando está chateado. Por que você tem que se preocupar? Sempre que um erro ocorre, ele acontece num estado inconsciente. Logo, fique mais consciente.

P: Se os problemas surgem, nós os entregamos a você e relaxamos. Se você enfrenta problemas, o que você faz?

Sri Sri: eu recebo como um desafio e eu aprecio desafios!

P: Por favor, dê uma exemplo de como alguém pode assumir total responsabilidade pelos acontecimentos perversos, cruéis do mundo, por exemplo, abuso de menores.

Sri Sri: Coisas perversas acontecem através de pessoas que são vítimas de si mesmas. Dentro de todo culpado há uma vítima pedindo ajuda. Você deve corrigir esta pessoa, curar esta pessoa. Então, estas coisas não acontecerão. Se você tiver trabalhado em qualquer prisão, você saberá. E se você é um professor do Arte de Viver e trabalhou em prisões, você irá gostar disto. Você verá como estas pessoas que você pensa que são más, na verdade são boas pessoas. Infelizmente, eles não foram expostos ao tipo de conhecimento e cultura que você foi. Eles têm sido vítimas de si mesmos. Logo, nós precisamos curá-los. Por isto, ensinamentos espirituais são tão necessários. Quando as pessoas fazem o curso nas prisões, eles dizem que se eles apenas tivessem tido este ensinamento antes, eles não estariam ali. Eles não teriam feito as coisas que fizeram. Então, é nossa responsabilidade alcançar aqueles que estão fazendo coisas erradas. Até os terroristas; eles (os professores do Arte de Viver) ensinaram vários terroristas no mundo, que estão em prisões ou fora delas. A vida deles mudou no momento que eles fizeram Sudarshan Kriya.

Mês passado, eu fui a uma das partes mais resistentes da Índia, onde a violência maoísta é galopante. Eles declararam 72 horas de interdição. Ninguém poderia sair de suas casas.  Meu programa estava organizado lá. Mais de 150.000 pessoas vieram a um vilarejo remoto e acabaram com a interdição, para permitir que a pessoas viessem. E foi muito agradável. Quando eu fui a uma prisão, eu encontrei uma senhora e um homem que tinham sido emboscados. Não um ou dois, mas dezenas e dezenas foram emboscadas. Há pessoas lá que tem 200 ou 300 casos contra elas. A esposa de um juiz de alta corte na área é uma professora do Arte de Viver. Ela foi à prisão e ensinou a algumas pessoas. A vida deles se transformou. Eu tive uma palestra com eles. Depois do Iraque, o país mais afetado pela violência é a Índia. É uma das regiões mais afetadas pelo terrorismo. Estes comunistas são contra espiritualidade, tecnologia, negócios e indústrias. Eles são contra democracia. Eles são contra tudo que é bom. Eles não sabem porque eles são contra. Eles são doutrinados pelos princípios maoístas.

Da mesma forma que os jihadis são doutrinados pela promessa do paraíso: “se você matar os descrentes, você irá imediatamente para o paraíso.” Os maoístas sofrem lavagem cerebral – se você jogar fora democracia, religião e espiritualidade, você estabelecerá uma sociedade justa. Um tem abordagem tão material e o outro tão religiosa. Estes dois tipos de violência são criados para fazer lavagem cerebral nas pessoas. E se estas pessoas forem educadas em não-violência e espiritualidade, eles mudariam. É isto que está acontecendo. Então, nós precisamos trazer educação espiritual às escolas e às salas de aula. Talibans atingiram uma jovem garota com grandes facas, suspeitando que ela teve uma relação ilícita. Mês passado, eles bombardearam cinco escolas para meninas no Paquistão. Eu lhes digo, isto é terrível, estas pessoas estão tendo lavagem cerebral porque eles nunca estudaram nada além de seus credos religiosos fundamentalistas. Todos eles têm que aprender meditação, eles todos precisam aprender sobre espiritualidade. Eles nunca foram expostos a nada mais, nem a uma educação multidimensional ou multicultural. “Apenas meu jeito é o verdadeiro e apenas o meu Deus é o verdadeiro Deus”: este tipo de mentalidade coloca o mundo todo em apuros. Quando alguém pensa: “Apenas eu irei para o paraíso e todos os demais irão para o inferno” eles criam um inferno para todos os outros. Nós precisamos mudar isto. E isto só pode acontecer através de educação.

NT:

1Tamil é a língua de um grupo étnico nativo de Tamil Nadu, um estado da Índia e região nordeste do Sri Lanka.

© Fundação Arte de Viver

Um pensamento sobre ““Meditação é a viagem para a grande mente”

Deixe um comentário

