‘Quem medita tem responsabilidade dupla’

O que Sri Sri disse hoje:

Ashram de Bangalore, 27 de março (sexta-feira), 20:15

“Todos querem ser feliz na vida, mas normalmente são infelizes”, disse Sri Sri para um público de mais de 5.000 no satsang desta noite.  Em comemoração ao Ano Novo, celebrado hoje em várias partes da Índia, o satsang ocorreu no anfiteatro do ashram.

“Há 3 aspectos que trazem infelicidade:

1.Distúrbio

2.Medo

3.Pobreza

Como podemos remover esses aspectos?

Um sentimento não egoísta remove qualquer distúrbio.

Desapego apaga medo.

Remoção da ambição alivia pobreza.

Quanto maior o sentimento, mais rápido se ataca esses desafios.

Hoje começa o Ano Novo.  Todos os anos recebem um nome.  O nome deste ano é Virodhi – ano do conflito.  Sadhaks e buscadores têm que acalmar esta força conflitante. Uma pessoa má é aquela que aumenta conflitos. Uma pessoa boa os reduz.  Este ano testará seu caráter.

Temos que usar habilidade para remover o sentimento de oposição.  Em alguns casos, podemos usar compreensão, compaixão e conhecimento.

Virudh é necessário na vida.  Virudh começou para enfrentarmos injustiça. Os conflitos tem um lugar na vida.  Existem bactérias que lutam contra as doenças nos nossos corpos – é como permanecemos saudáveis. Não se deve reprimir oposição à injustiça.  Se quisermos enfrentar qualquer mal, este é o melhor momento para fazê-lo.

As eleições estão chegando na Índia.  Oponha-se à corrupção. Nós devemos ir contra qulaquer tipo de injustiça. Não pense: ‘o fogo é na casa de outro – por isso não preciso agir’.  Não vai demorar muito para o fogo se propagar até a sua casa.

Há 10 tipos de conflito que podem surgir este ano.  O primeiro é a dúvida. Dúvida pode ser duvidar de si mesmo, ou dúvida entre as pessoas,  nações e religiões. Quando se está consciente do surgimento de dúvida, então se sabe que ela vai passar.  É só uma questão de tempo.

Este ano, as pessoas que meditam tem responsabilidade dupla.  Não apenas devemos manter nossa firmeza, mas também ajudar os outros com problemas. Este é o momento certo para aprofundar conhecimento, serviço e devoção.  O primeiro pensamento em nossas mentes deve ser “Quero me autorealizar.” Deus tudo permeia. É verdade, beleza, consciência.  Quando Deus está dentro de você e em todos, porque não O sentimos?  Há 5 razões:

1.Ignorância

2.Ego

3.Desejo

4.Aversão

5.Medo

Quando esses 5 aspectos desaparecem, então você está indo na direção da divindade.  Neste Ano Novo, observe a si próprio: sua ignorância diminuiu?  Lembre-se de quando você fez o primeiro parte 1 e o curso avançado:

Sua ignorância diminuiu?

Você ficou mais natural?

Você é capaz de receber insultos?

Você é capaz de sorrir quando os outros fecham a cara para você?

Seu medo diminuiu?

Se não, medite mais.  Você verá que esses aspectos diminuirão.  Meditação, pranayama, Sudarshan Kriya, padmasadhana e seva diminuirão esses cinco aspectos e te aproximarão ao conhecimento.

A diferença entre Deus e uma vida comum é que esses 5 aspectos de não existem em Deus.  Numa pessoa inteligente, esses aspectos estão presentes em pequena proporção. Mas são dominantes no caráter de um homem tolo.  Meça a cada ano quanto esses 5 aspectos reduziram.  Você perceberá progresso claro.”

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “‘Quem medita tem responsabilidade dupla’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s