Eleve seu espírito com a alegria das cores

Picture 3Holi é um festival de cores.  O mundo todo é tão colorido.  Assim como a natureza, há diferente cores associadas aos nossos sentimentos e emoções: raiva com vermelho, ciúmes com verde, vivacidade e felicidade com amarelo, amor com rosa, amplidão com azul, paz com branco, sacrifício com açafrão e sabedoria com violeta.  Cada pessoa é uma fonte de cores mutantes.

Puranas são cheias de ilustrações coloridas e estórias e há a estória sobre Holi.  Um rei asura, Hiranyakashyap, queria que todos o idolatrassem.  Mas seu filho Prahlad era devoto do Senhor Narayana,  inimigo jurado do rei.  Raivoso, o rei queria que Holika, sua irmã, se livrasse de Prahlad.  Invulnerável ao fogo, Holika sentou-se sobre uma pira, segurando Prahlad no colo.  Mas foi Holika que se queimou, Prahalad saiu ileso.

Hiranyakashyap simboliza aquele que é materialista.  Parhalad incorpora a inocência, a fé e a bem-aventurança.  O espírito não pode ser confinado à matéria, apenas ao amor.  Hiranyakashyap queria que toda a alegria viesse do mundo material, não foi assim que aconteceu. Jivatma individual não pode ser atrelado ao material para sempre.  É natural que eventualmente se dirija em direção de Narayana, o Ser maior de cada um.

Holika simboliza os fados passados que tentaram queimar a inocência de Prahalad.  Mas Prahalad, profundamente ligado a Narayana Bhakti, podia queimar todas as impressões passadas (sanskaras).  Para quem está profundamente em bhakti, a alegria desabrocha com novas cores e a vida se transforma em celebração.

Queimando o passado, você se prepara para um novo começo.  Suas emoções, como o fogo, te queimam.  Mas quando elas são uma fonte de cores, elas adicionam charme a sua vida.  Na ignorância, as emoções são um aborrecimento; no conhecimento, as mesmas emoções adicionam cor.

Como Holi, a vida deve ser colorida, não enyediante.  Quando cada cor é vista claramente, é tão colorida.  Quando todas as cores se misturam, acabam em preto.  Também na vida, nós temos diferentes papéis. Cada papel e emoção precisa ser claramente definido  A confusão emocional cria problemas. Quando você é um pai, você tem que atuar o papel de pai.  Você não pode ser um pai no escritório.  Quando você mistura os papéis na sua vida, você comete erros. Qualquer papel que você encene na vida, se dê por completo a ele.  Harmonia na diversidade faz a vida vibrante, alegre e mais colorida

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s